20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
06/07/2021

Bolsonaro bloqueou 69 jornalistas e 6 veículos de comunicação no Twitter

Foto: Reprodução

O vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, também bloqueou contas de jornais e profissionais da imprensa

O presidente Jair Bolsonaro bloqueou 69 jornalistas e seis veículos de comunicação no Twitter, segundo levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

 

A entidade aponta que os bloqueios inibem o diálogo e impedem o livre exercício da imprensa. Entre os veículos bloqueados pelo presidente na rede social estão os portais The Intercept, DCM, Aos Fatos, Congresso em Foco, Repórter Brasil e O Antagonista, que foram banidos pela conta do presidente nessa ordem.

 

Além do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) também bloqueou dois veículos na rede - o portal de checagem de fatos UOL Confere e o Congresso em Foco, especializado em cobertura política. O portal já havia se posicionado em editorial a favor do impeachment do presidente.

 

Veja também 

 

'Bolsonaro blefa ao dizer que tem apoio das Forças Armadas', diz ex-ministro

 

Presidente da CPI da Covid diz acreditar nas acusações de Luis Miranda contra Bolsonaro

Também baniram veículos da imprensa de suas redes o deputado estadual Gil Diniz (expulso do PSL) e o secretário de Cultura Mario Frias. Em ambos os casos, os bloqueios sucederam a publicação de reportagens e checagem de fatos críticos às suas atuações.

 

O levantamento mostra ainda que jornalistas atuantes em todos os tipos de mídia foram bloqueados por autoridades no Brasil, com predomínio daqueles que trabalham em portais online, TV e rádio.

 

No total, há hoje 247 profissionais bloqueados. Até 2018, segundo a entidade, eram apenas 25.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Em julho de 2019, a justiça americana proibiu o presidente Donald Trump de bloquear jornalistas na rede, alegando que, uma vez que presidente usa rede social para conduzir decisões de governo, não pode impedir acesso a suas mensagens. No Brasil, o PL das Fake News (lei 2630) pode tornar os bloqueios ilegais. Ele foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.