19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
08/08/2019

Bolsonaro diz que Moro precisa dar uma 'segurada' no pacote anticrime

Foto: Evaristo Sa / AFP

Presidente pede

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira que o governo não dê prioridade ao pacote anticrime, enviado à Câmara pelo ministro Sergio Moro (Justiça), para não causar “turbulência” em meio ao andamento das reformas econômicas.

 

Depois da aprovação da Previdência na Câmara, o texto seguiu para o Senado. Além disso, o Congresso ainda vai analisar no segundo semestre as propostas que preveem mudanças tributárias e no sistema previdenciário dos militares.

 

O pacote anticrime está sendo analisado em um grupo de trabalho na Câmara , etapa anterior à formação de uma comissão. Os deputados avaliam em conjunto o texto apresentado por Moro e propostas sugeridas pelo ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), quando ocupava o Ministério da Justiça durante a gestão de Michel Temer.

 

Veja também 

 

Bolsonaro sobre presos: 'Pergunte o que as vítimas deles acham'


Bolsonaro diz que busca parceria internacional para gestão da Amazônia

 

 

Moro já sofreu algumas derrotas nesta fase: os parlamentares negaram a possibilidade de estabelecer a prisão após condenação em segunda instância por uma lei ordinária, sem necessidade de mudança constitucional; o instrumento que previa aos investigados em procedimentos criminais declararem culpa antes da abertura do processo, em acordo com o Ministério Público – chamado de “plea bargain” – também foi rejeitado.

 

O próprio ritmo de andamento do pacote representa um revés para Moro: os deputados estão votando item por item o texto elaborado pelo relator, Capitão Augusto (PL-SP). O parlamentar prevê mais cinco derrotas pela frente.

 

 

– Tem que conversar com o Moro, né, teve alguma reação do Parlamento e você não pode causar turbulência. Lamento, mas tem que dar uma segurada. Eu não quero pressionar isso aí (pacote anticrime) e atrapalhar, tumultuar lá (no Congresso). Tantas outras propostas não enviamos para não atrapalhar a Previdência. Quando manda uma proposta para lá, já tem alguns deputados e senadores que passam a ser contra uma proposta minha. É natural, fiquei 28 anos lá dentro. “Olha, se essa proposta for para frente, eu não voto a Previdência”. É o jogo, tem que saber jogar – disse Bolsonaro.

 

'Um pouco mais de paciência'


De acordo com o presidente, o ministro da Justiça precisa ser paciente para não atrapalhar outros projetos de interesse do governo:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

– Moro está vindo de um meio onde ele decidia com uma caneta na mão. Agora, não temos como decidir de forma unilateral. E temos que governar o Brasil. O que eu sempre falei para todos os ministros? Eu quero que o Brasil dê certo. No que for possível, vamos cuidar de problemas para que deixe de haver problemas daqui para frente. O passado depende da Justiça. Ministro Moro é da Justiça, mas ele não tem poder de… Não julga mais ninguém. Então, temos que… Entendo a angústia dele (Moro) em querer que o projeto dele vá para a frente. Entendo, mas nós temos que diminuir o desemprego, fazer o Brasil andar, abrir o nosso comércio. Sabemos que uma pressão em cima da reforma dele agora atrapalha um pouco a tramitação dessa reforma mãe nossa. Eu tenho falado com ele, (pedindo) um pouco mais de paciência.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.