16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
01/09/2021

Bolsonaro lidera rejeição e Lula pode vencer eleição no 1º turno, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Procura por nome de terceira via encolhe e abre margem para que petista seja eleito presidente sem a necessidade de segundo turno

Uma pesquisa das eleições presidenciais de 2022 , realizada pela Quaest Consultoria - e encomendada pela Genial Investimentos - apontou um complicadíssimo cenário eleitoral para o presidente Jair Bolsonaro: um crescimento na sua avaliação negativa, uma diminuição na procura por nomes de 'terceira via' e a possibilidade do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) vencer o pleito ainda no primeiro turno.

 

A condução do Brasil é reprovada por 48% dos entrevistados - número que cresceu 4 pontos percentuais em apenas um mês. Sua avaliação positiva, porém, encolheu nos últimos trinta dias e passou de 26% para 24%. As regiões Nordeste, Sudeste e Sul foram as que apresentaram maior crescimento na rejeição ao mandatário.

 

Em relação ao ex-presidente Lula, o petista lidera as pesquisas no voto espontâneo - quando não se apresenta os nomes dos candidatos - com 23% das intenções de voto. Bolsonaro aparece com 15% e Ciro Gomes (PDT) registraria 1% dos votos. O número de indecisos chegou a notáveis 58%.

 

Veja também 

 

Bolsonaro é denunciado por genocídio na pandemia pelo MBL no tribunal de Haia

 

Líder do governo Bolsonaro apresenta 'incompatível' movimentação bancária

Com os nomes dos candidatos apresentados aos entrevistados, Lula continua na liderança com 46% da preferência do eleitorado. O atual presidente Jair Bolsonaro possui 26% das intenções, seguido de Ciro Gomes e João Doria (PSDB), que apresentam 8% e 6%, respectivamente. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), conquistou um ponto percentual.

 

A pesquisa aproveitou para perguntar aos participantes "quem eles preferem que vença as eleições de 2022". Lula obteve 45% das respostas, um aumento de 3% em relação ao último mês. Bolsonaro percorreu caminho inverso e obteve 23% da preferência, uma diminuição de 3% nos últimos trinta dias. Nem Bolsonaro e nem Lula - ou seja, uma opção de terceira via - registrou uma queda de 3% nas respostas e passou de 28% para 25% das opiniões públicas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O levantamento também questionou os eleitores sobre o desconhecimento dos possíveis nomes da terceira via. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é anônima para 80% dos entrevistados; seguido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ambos com 60% de desconhecimento; Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) não é conhecido por 43% dos participantes; Doria e Datena (PSL-SP) possuem 19% e 18% de anonimato. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.