25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
07/03/2021

Bolsonaro não quer que governadores e prefeitos comprem vacinas contra a Covid-19

Foto: Reprodução

Presidente foi taxativo na orientação que deu para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deseja impedir que governadores e prefeitos comprem vacinas contra a Covid-19. A informação é de Josias de Souza, colunista do UOL.


Em conversa com o colunista do UOL, um executivo da pasta da Saúde informou que Bolsonaro foi taxativo na orientação que deu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo ele, o presidente não admite que o consórcio de prefeitos ou aliança de governadores substituam o governo federal na negociação com os fabricantes de vacinas. "Até porque fariam gentileza com chapéu alheio. Eles compram, mas quem paga sou eu", disse o presidente para a fonte ouvida pelo UOL.


Bolsonaro enxerga "motivação política" na corrida à vacina. De acordo com o colunista, ele se irritou com as cartas divulgadas por governadores e prefeitos que o criticaram. Foi movido por esse aborrecimento que reagiu com um insulto à cobrança para que o governo compre mais vacinas: "Só se for na casa da tua mãe! Não tem para vender no mundo".

 

Veja também

 

Bolsonaro contribuiu com aumento de mortes, diz diretor da Associação Médica Mundial

 

Bolsonaro abre novo confronto com governadores


O Ministério da Saúde vem diminuindo o novo cronograma de vacinas. Neste mês, o governo federal reduziu a distribuição em 8 milhões de imunizantes, totalizando para março a quantidade de 30 milhões. O novo cronograma descarta a distribuição das doses da Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech. A pasta havia colocado no calendário, mas a empresa responsável pelo imunizante ainda não tinha entrado com autorização para uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


O calendário já havia sido alterado duas vezes, com a última mudança na quarta-feira. Na primeira vez, o ministério esperava o total de 46 milhões de doses para março, mas diminuiu para 38 milhões. Já na quarta, houve uma queda para 37,4 milhões.


A pasta disse que o cronograma prevê a entrega desses 30 milhões de doses provenientes de acordos com o Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford (Fiocruz) e consórcio Covax Facility. Deste total, serão 23,3 milhões de doses (22,7 milhões + 600 mil doses residuais de fevereiro) do Instituto Butantan, enviadas à pasta em remessas semanais.


Outros 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, previstas para a segunda quinzena do mês, provenientes do primeiro lote produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada. Também são esperadas mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante, adquiridos via consórcio Covax Facility.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


"A partir do quantitativo exato de doses recebidas, o Ministério da Saúde organiza a divisão de forma proporcional e igualitária aos estados e Distrito Federal. Posteriormente, as doses são enviadas aos estados, responsáveis pela distribuição dos imunizantes a todos os municípios brasileiros, que aplicarão as vacinas em suas 38 mil salas de vacinação", diz a pasta.

 

Fonte: O Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.