23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
15/06/2021

Bolsonaro nega existência, mas diz não ver problema em gabinete paralelo para tomar providências contra Covid

Foto: Reprodução

Em entrevista, presidente chamou de negacionista quem é contra isenção a imunizados de usar máscara

O presidente Jair Bolsonaro negou nesta terça-feira (15) a existência de um "gabinete paralelo" que ditasse as regras de enfrentamento à pandemia de Covid-10 ao Ministério da Saúde, mas que, se existisse, não seria um problema.

 

As investigações da CPI da Covid no Senado estão direcionadas aos 14 integrantes do grupo de suposto assessoramento ao presidente para temas ligados à pandemia e com defesa de teses negacionistas.

 

Uma das reuniões com especialistas da área de saúde foi transmitida em vídeo pelas redes sociais de Bolsonaro. No encontro, o presidente recebeu a sugestão de criar uma espécie de “gabinete das sombras” para tratar da resposta oficial à pandemia da Covid-19. A proposta foi feita pelo virologista Paolo Zanotto.

 

Veja também

 

Bolsonaro diz que vetará 'passaporte da imunidade' caso projeto seja aprovado

 

Partidos de centro discutem alternativa à polarização entre Bolsonaro e Lula nesta quarta

 

"Foi feita uma live e ficou na minha página. Daí a CPI pega isso, diz que era um gabinete paralelo. E se fosse? Qual o problema? Eu tenho que ouvir pessoas para tomar providências. Não posso tomar providências sem ouvir pessoas. E era uma coisa inédita, ninguém sabia no mundo todo. E nós sempre defendemos o tratamento precoce depois de ouvir muitos profissionais de saúde como esses, que eram os Médicos Pela Vida", afirmou Bolsonaro em uma entrevista via internet à RIC TV, afiliada da RecordTV em Rondônia.

 

Ao longo do programa, Bolsonaro fez críticas ao presidente e ao relator da CPI, respectivamente os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL), e disse que a comissão "não sabe o que fazer" e transformou-se na "CPI da cloroquina" e "agora virou a CPI do oxigênio lá em Manaus".

 

Bolsonaro insinua que China fez 'guerra química' com covid-19 para garantir  crescimento econômico - Política - Estadão

 

Em depoimento à CPI também nesta terça, horas antes da entrevista de Bolsonaro, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo afirmou a ênfase no tratamento precoce em missão do Ministério da Saúde ao estado durante a crise provocada pela segunda onda da pandemia no início deste ano.

 

O ex-secretário evitou contrariar a fala do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre a data em que o governo federal foi informado sobre problemas no fornecimento de oxigênio no Amazonas, mas reconheceu que ficaram sem respostas ofícios para o ministério para tratar do assunto.

 

Ministério da Saúde desmente prefeito e nega anúncio de data de vacinação |  VEJA

 

O Ministério da Saúde enviou ao Amazonas nos primeiros dias de janeiro uma missão chefiada pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação da pasta, Mayra Pinheiro, que passou a ser chamada de "capitã cloroquina", por sua defesa do medicamento.

 

Campêlo também confirmou parcialmente a versão dada por Pazuello sobre a data em que o governo federal foi informado sobre o colapso no fornecimento de oxigênio.

 

À CPI o ex-ministro afirmou que teve uma conversa com Campêlo na noite de 7 de janeiro, mas que na ocasião apenas lhe foi pedido auxílio logístico para o transporte de oxigênio.

 

Marcellus Campêlo contradiz Pazuello e diz que pediu apoio do Ministério da  Saúde em 7 de janeiro | O Antagonista

Fotos: Reproduções

 

"Quem trata disso aí na ponta da linha desta questão é o respectivo prefeito e governador e seu secretário. Não é o governo federal", disse Bolsonaro na entrevista no fim da noite de terça.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

"Fomos avisados informalmente e tomamos providências rapidamente para colaborar com o estado do Amazonas. Até porque lá foi uma coisa que aconteceu de uma hora para a outra. A curva de infectados subiu assustadoramente, ninguém podia esperar aquilo. E fizermos o que tinha que fazer. O ministro Eduardo Pazuello, naquele momento, em colaboração com o governador do estado do Amazonas", afirmou o presidente.

 

Fonte: Folha de São Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.