18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
18/08/2021

Bombeiros militares que irão atuar na segunda fase da operação Tamoiotatá começam a embarcar para o sul do Amazonas

Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

“Estão indo 44 bombeiros militares por meio do Batalhão Florestal. Também estamos contando com a operação em nível nacional, Guardiões do Bioma, que está atuando na região Amazônica, Cerrado e Pantanal.

Mais de 40 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) embarcaram, na manhã desta quarta-feira (18/08), para o início da segunda fase da operação Tamoiotatá, que tem o objetivo de combater as queimadas no sul do estado.

 

A primeira parte do efetivo saiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, com destino a cidade de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

 

O comandante da equipe do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Aníbal Gomes, ressaltou que a primeira equipe está dividida em especialistas florestais, corpo médico e agentes da Defesa Civil.

 

Veja também

 

Ambulância capota e pacientes são arremessados na pista no município de Itapiranga, Região Metropolitana de Manaus. VEJA VÍDEOS

 

Ladrão se dá mal depois de praticar furto de peças de roupas em loja de Itacoatiara, Região Metropolitana de Manaus. VEJA VÍDEO

 

“Estão indo 44 bombeiros militares por meio do Batalhão Florestal. Também estamos contando com a operação em nível nacional, Guardiões do Bioma, que está atuando na região Amazônica, Cerrado e Pantanal. Contamos com um efetivo de 60 bombeiros militares da Força Nacional”, ressaltou o tenente-coronel.

 

Bombeiros militares que irão atuar na segunda fase da operação Tamoiotatá

Foto: Reprodução

 

A tropa da operação ficará dividida em três bases, localizadas em Apuí, Humaitá e Lábrea. O objetivo é garantir maior cobertura contra a degradação ambiental na região sul do Amazonas, considerada de maior vulnerabilidade no estado para crimes contra o meio ambiente, relacionados à grilagem, uso irregular de terras, extração ilegal de madeira e garimpo.

 

Reforço operacional – A força-tarefa, que ocorre de forma contínua desde o mês de abril, ampliará a presença do Estado no sul do Amazonas, com o efetivo de 200 pessoas para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. A segunda fase da operação terá duração de quatro meses.

 

Segundo o comandante do CBMAM, os equipamentos entregues pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, no último dia 12, já estão sendo transportados para as bases nos municípios.

 

“O Sistema de Segurança recebeu equipamentos e viaturas para aumentar a parte operacional em campo. Por meio do avião efetivo e de balsa, os equipamentos já serão usados agora. Uma parte desse material já está sendo usado desde o início de abril”, disse o comandante Aníbal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Da SSP-AM, o reforço de efetivo contará com equipes do CBMAM, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Polícia Civil (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema); além da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.