20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
11/10/2021

Brasil registra surto de peste suína no Ceará com nove animais infectados

Foto: Reprodução

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) registrou um surto de peste suína clássica (PSC) no Brasil. Segundo comunicado da entidade, a infecção ocorreu no Ceará.

 

Os nove animais que foram diagnosticados com a doença pertenciam a uma criação de subsistência. Do total, oito morreram e um foi sacrificado.

 

“As investigações ainda estão em andamento para identificar a origem e as ligações epidemiológicas. As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica”, explica o boletim da OIE.

 

Veja também

 

PEDOFILIA! Vídeo mostra irmã de estudante de medicina, de 3 anos, contando a psicóloga que ele 'brincava' com ela várias vezes e beijava suas partes íntimas

 

Jovem denuncia que foi vítima de estupro coletivo por policial e mais cinco homens durante festa

 

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis e não oferece riscos à saúde humana nem tem impacto na saúde pública. O último caso da doença no país ocorreu em outubro do ano passado em uma criação de subsistência no Piauí.

 

No Brasil, 15 estados e o Distrito Federal (veja lista no fim da reportagem) estão em zona livre da doença. A região concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira e não registra casos desde janeiro de 1998.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Assim como o Piauí, o Ceará não faz parte da zona livre de preste suína clássica no país. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (11/10). 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.