28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
30/07/2020

Brasileiros correm por saúde e não amam acordar cedo, diz pesquisa

Foto: Reprodução

"Por que você corre?" Quase todo praticante de corrida já ouviu essa pergunta ao menos uma vez na vida —muitas vezes, seguida do desagradável questionamento: "Mas você treina tanto e nunca ganha?". E se correr é difícil, cansa, às vezes até dói e a gente nunca ganha, por que gostamos tanto de fazer isso?

 

A pesquisa "Why we run", realizada pela plataforma de participação esportiva Strava com 25 mil usuários de nove países, incluindo o Brasil, buscou responder essa questão. Segundo o levantamento, no mundo todo saúde e aparência física são as principais preocupações e motivações de quem calça o tênis para treinar, sendo que mais de 80% dos atletas citaram ter começado a praticar a atividade física para "ser mais saudável", "ficar mais forte" ou "ter mais energia". Entre outras motivações para correr estão "encontrar os amigos" (21%), "culpa" (15%) e "dar a uma recompensa a si mesmo" (10%) —as pessoas podiam escolher mais de uma opção, por isso os valores passam de 100%.

 

No Brasil, 22% disseram que um problema de saúde foi a razão para começar a correr, número bem maior do que na Austrália (1%), EUA (2%), Canadá (2%) e Reino Unido (2%). Na questão da aparência, 32% dos brasileiros disseram que iniciaram no esporte para mudar a aparência corporal —ocupamos a quinta posição nesse quesito, em que a Alemanha (47%) foi a líder, seguida do Reino Unido (35%) e Canadá (35%). Além disso, 21% dos brasileiros disseram que correm para ficar mais fortes e 5% para despachar o estresse.

 

Veja também

 

Está sofrendo com o home office? Veja 6 posturas de ioga para alongar o corpo

 

Dieta para ganhar bumbum: isso realmente funciona ou é mito?

Ódio ao despertador e amor à chegada

 

Correr é bom para… descubra os benefícios invisíveis da corrida ...

Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Seja para treinar, seja para participar de provas, em algum momento todo corredor precisa acordar cedo —às vezes 4h da madrugada ou até antes. Nos dias de semana, 55% dos brasileiros fazem exercício de manhã e, nos finais de semana, esse percentual é de 76%. Mas não pense que todos pulam da cama felizes da vida. Somente 17% disseram amar se levantar com as galinhas. Então, por que insistimos em sair da casa quando tem gente voltando da balada? Pelo prazer de cruzar a linha de chegada, algo amado por 70% dos brasileiros participantes da pesquisa. Viu? Não é preciso ganhar para cruzar a linha de chegada feliz.

 

UOL

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.