29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
18/08/2019

Brusque é campeão brasileiro após jogo épico contra Manaus na Arena da Amazônia

Foto: Mauro Neto / Sejel

Brusque é campeão da Série D 2019

O Brusque é o mais novo campeão brasileiro, após ter vencido o Manaus por 6 a 5 nos pênaltis, com o Zé Carlos convertendo a cobrança derradeira após a falha de Márcio Passos. No tempo normal, quando a partida já chegava aos 37 minutos, coube a Thiago Alagoano marcar o gol que recolocaria o Brusque na luta pelo título, após ter sofrido a virada por 2 a 1. O Marreco se junta a Criciúma, Joinville e Avaí no hall dos clubes catarinenses com títulos nacionais.


Início espetacular

 

A final começou pegando fogo. Logo aos três minutos de jogo, Thiago Alagoano alçou a bola na área em cobrança de falta. Nas falhas da defesa do Manaus, a bola sobrou para Júnior Pirambu, que de calcanhar surpreendeu Jonathan e correu para o abraço.

 

A reação foi imediata. Empurrado por mais de 40 mil torcedores na Arena da Amazônia, o Gavião do Norte deu o seu jeito para deixar tudo igual, aproveitando uma falha do Brusque. A jogada aérea. Após levantamento na área, a bola escorada sobrou com Vandinho, que desviou de cabeça e mandou no canto esquerdo de Zé Carlos. A Arena explodiu, e o jogo já estava em chamas. O relógio ainda marcava oito minutos. 

 

Mas Waguinho Dias fez as mexidas certas, colocando Leílson e Thiago Henrique no lugar de Fio e Jefferson Renan, respectivamente. O Brusque lutava tanto até que, finalmente, encontrou o empate.


Thiago Alagoano salva

 

Aos 37 minutos do segundo tempo, o Brusque encontrou sua salvação, em brechas da defesa do Manaus muito parecidas com as que ocorreram no gol de Júnior Pirambu. Após jogada pela direita, a bola ficou em um perde-e-ganha dentro da área. Leílson dominou, tentou o levantamento, mas a bola saiu da área. Na sobra, Gama chutou mascado, a bola voltou com Leílson, que passou para Thiago Alagoano completar para o gol e calar a Arena da Amazônia.

 

Com os dois times cansados, a partida foi até os 50 do segundo tempo. O Manaus tentou desempatar, mas não conseguiu. A final teria que ser decidida nos pênaltis.


Frieza e categoria

 

A pressão era do público recorde na Arena da Amazônia, com mais de 44 mil pessoas jogando junto pelo Manaus, pelo futebol amazonense, e consequentemente contra o Brusque. O Gavião do Norte converteu todas as suas cobranças, assim como o Marreco. Thiago Alagoano, Aírton, Thiago Henrique, Gama e Vinícius marcaram. Assim como Derlan, Charles, Martony, Spice e Mateus Oliveira. Nas chamadas alternadas, Márcio Passos viu o apoio se tornar pressão, e isolou a bola em sua cobrança.

 

Coube a Zé Carlos, de volta para o último jogo do Brusque, converter o último pênalti e colocar o Brusque no hall dos clubes campeões brasileiros e este time de vez na história do clube, do futebol catarinense e do futebol nacional. 

 

Veja também

 

Santos tem jogador expulso no primeiro lance, e Cruzeiro vence na estreia de Ceni. VEJA

 

Daniel Alves marca na estreia, e São Paulo vence o Ceará. VEJA FOTOS DOS MELHORES LANCES

 

Forças medidas 

 

O Manaus buscou a virada, e esteve muito perto. O Gavião do Norte voltou a explorar as bolas paradas. Aos 21, em lance muito parecido com o primeiro gol, a bola foi escorada, mas Zé Carlos saiu do gol. Mateus Oliveira e Panda subiram alto, conseguiram cabecear, mas a bola passou por cima do travessão. 

 

Na faixa dos 30 minutos, o Brusque começou a ter mais posse de bola, mas teve poucos espaços para causar perigo. O jeito foi o chute de fora da área. Aos 44, Thiago Alagoano recebeu em boa condição, ajeitou e encheu o pé. A bola passou muito próxima do gol, à direita de Jonathan. 

 

A torcida na Arena chegou a gritar gol no minuto seguinte, quando Derlan mandou uma bomba rasteira. Zé Carlos foi na bola, mas não achou nada. A bola bateu do lado de fora da rede, e o grito “gol” foi sobreposto pelo “uuuuh”.

 

Goleiro Zé Carlos converteu o pênalti que deu o título ao Brusque 

 

 Brusque é o 11º campeão da Série D do Brasileiro

 

Confira a lista dos últimos campeões.

 

2009: São Raimundo/PA

 

2010: Guarany de Sobral/CE

 

2011: Tupi/MG

 

2012: Sampaio Corrêa/MA

 

2013: Botafogo/PB

 

2014: Tombense/MG

 

2015: Botafogo/SP

 

2016: Volta Redonda/RJ

 

2017: Operário Ferroviário/PR

 

2018: Ferroviário/CE

 

2019: Brusque/SC

 

Recorde Quebrado


A Arena da Amazônia tem um novo recorde de público. Os 44.896 torcedores que compareceram para a final da Série D deste domingo superaram o público de Flamengo e Vasco, pela semifinal do Campeonato Carioca de 2016, quando contou com 44.419 presentes.

 

Arena da Amazônia tem público recorde

 

Primeira mulher a apitar uma final de Brasileiro


A final da Série D deste domingo entre Manaus e Brusque teve um feito inédito no futebol nacional. Pela primeira vez na história, uma árbitra apitou uma decisão de Campeonato Brasileiro - incluindo qualquer divisão.

 

A protagonista foi paranaense da Federação Paulista Edina Alves Batista, de 39 anos, que é árbitra desde 2007. Categoria FIFA, ela estreou no apito na Série A somente neste ano, em 2019, mas já acumula duas partidas na elite: Atlético-MG 2 x 2 Fortaleza e CSA 1 x 0 Goiás.

 

Edina Alves Batista apitou final da Série D

 

Primeiro tempo


Após empate em 2 a 2 no primeiro jogo, em Santa Catarina, esperava-se que as equipes entrassem em campo um pouco mais cautelosas. Mas uma falha da zaga do Manaus fez com que o jogo ficasse quente logo no início. Júnior Pirambu, que não tinha nada com a bobeira do Manaus, aproveitou o rebote e abriu o placar logo aos dois minutos de jogo. O Manaus reagiu e logo em seguida conseguiu o empate, aos sete minutos. Após lançamento de Spice, Derlan arrumou para Sávio fazer de cabeça. No fim da primeira etapa, o Manaus ainda perdeu o autor do gol, machucado, que foi substituído por vitinho. Os times ainda buscaram, mas terminou tudo igual a primeira etapa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Segundo tempo


Na segunda etapa, o Brusque voltou melhor. Mas, quem fez primeiro foi o Manaus. Aos 13 minutos, o atacante Mateus Oliveira foi oportunista e se antecipou à zaga em cobrança de escanteio para virar o jogo. O Brusque tentava de todas as formas o gol, e o Manaus esperava no campo de defesa para contra-atacar. Até que após um bate e rebate na área do Manaus, a bola sobrou para Thiago Alagoano apenas empurrar para o gol e empatar aos 36 minutos. O cansaço bateu e os dois times não conseguiram produzir muito e apenas esperaram o apito final para levar a decisão para os pênaltis.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.