25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
08/12/2021

Câmara convida general Heleno a dar esclarecimentos sobre garimpo na Amazônia

Foto: Reprodução

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (8/12) um requerimento que convida o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a prestar esclarecimentos sobre o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas da Amazônia.

 

O pedido foi feito pelo deputado Elias Vaz, que, nos últimos dias, requereu documentos do GSI sobre os territórios em questão. O GSI informou que as decisões foram tomadas pela Agência Nacional de Mineração e tinha, em anexo, uma foto de satélite com as regiões autorizadas para exploração na área.

 

Segundo o parlamentar, há, entre os locais permitidos pelo governo, territórios do Rio Negro rodeados por terras indígenas. “Se as duas margens desse rio pertencem a reservas indígenas, então é óbvio que o próprio rio e as ilhas também irão pertencer. Essas explorações irão afetar diretamente as comunidades locais. A imagem, enviada pelo próprio Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, comprova a autorização de garimpos em terras dos povos originários”, apontou Elias Vaz.

 

Veja também

 

Mais de 43 mil mudas de plantas foram doadas pela prefeitura em 2021

 

Por que centenas de mineradores invadiram o Rio Madeira?

 

A ideia do parlamentar era convocar Augusto Heleno, mas os parlamentares optaram por transformar a convocação em convite. Heleno é apontado como o responsável por autorizações de sete projetos de exploração de ouro em regiões inexploradas da Amazônia. O caso foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo.

 

Segundo a reportagem, o ministro concedeu 81 autorizações de mineração em outras regiões da Amazônia desde 2019, sendo a maior quantidade em 2021. Na segunda-feira (6), Heleno foi às redes sociais defender as autorizações.

 

“É legal autorizar a pesquisa/lavra de minerais, na faixa de fronteira, inclusive a Amazônia. Respeitadas a legislação e o meio ambiente, continuaremos a mapear nossas riquezas pelo bem do Brasil e do nosso povo”, afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O caso será apurado pelo Ministério Público Federal do estado do Amazonas. 

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.