23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
25/11/2019

Câmara e Senado tomam caminhos diferentes na discussão sobre 2ª instância

Foto: Reprodução

Rodrigo Maia diz que Câmara já se decidiu por PEC, mas mudança no Código Penal ainda é debatida no Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou, nesta segunda-feira (25/11), a intenção de ser protagonista na discussão sobre prisão após segunda instância. Ele, no entanto, disse que a Casa já tem uma posição sobre o tema, que também é debatido no Senado.

 

Segundo Maia, os deputados entendem que a melhor forma de estabelecer a prisão após condenação em segundo grau é por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199. O texto já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa e seguiu para análise em uma comissão especial.

 

"Não estou brigando por protagonismo meu, não. Nós entendemos que qualquer mudança no artigo 283 teria um risco de inconstitucionalidade muito grande e fomos por um outro caminho. Não somos protagonistas”, disse Maia aos jornalistas.

 

Veja também

 

Ministro decide que STF não deve julgar pedido de Dilma que tentava reverter impeachment

 

Número de processos no Conselho de Ética da Câmara é o maior de um primeiro ano de legislatura

 

Projeto do Senado


A alteração do artigo citado por Maia é justamente o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 166/2018. A votação da proposta na CCJ do Senado está prevista para esta quarta-feira. Uma reunião foi marcada para esta terça-feira (26/11) na residência oficial da Presidência do Senado, para discutir o tema.

 

São esperados o ministro da Justiça, Sergio Moro; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); e líderes partidários. Perguntado se também irá à reunião, Maia apenas disse que não foi convidado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O presidente da Câmara, no entanto, acrescentou que há conversas em andamento. "Falo com David Alcolumbre todos os dias sobre vários assuntos. Ele sabe qual é a nossa posição e está tentando construir um acordo que harmonize a posição da Câmara com a posição do Senado. É uma boa iniciativa", disse. 

 

Correio Braziliense Política

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.