29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
30/09/2019

Câmara passa por auditoria para manutenção das ISO 9001 e 14001

Foto: Robervaldo Rocha-Dircom/CMM

Diretores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (30) com a empresa Rina Brasil Serviços Técnicos Ltda., para a abertura das auditorias externas pela manutenção do certificado do Sistema de Gestão Integrado (SGI) ISO 9001/2015 (Qualidade) e ISO 14001/2015 (Ambiental), implantadas na casa legislativa em 2015 e 2016, respectivamente.

 

A ação prossegue até a próxima sexta-feira (4) e visa verificar se a transição das normas, realizada no ano passado, tem sido cumprida para a permanência do certificado.

 

De acordo com o presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), a Câmara vem se qualificando ano após ano para que continue sendo certificada e reconhecida como uma das poucas casas legislativas do Brasil que possuem ambas certificações.

 

Veja também

 

Prefeitura + Presente realiza mais de três mil atendimentos aos moradores da zona Sul

 

PMN aposta em Marcelo Amil como pré-candidato a prefeito de Manaus

 

“Esse procedimento é para saber se estamos sendo eficientes naquilo que fazemos, seguindo os padrões das duas ISO”, justificou Joelson Silva.

 

Durante o primeiro dia de reunião, o auditor líder da Rina, José Brito Guimarães, apresentou o plano de auditoria a ser realizado nos setores envolvidos e explicou que, entre os principais processos que vão ser vistos na auditoria estão a gestão do SGI, processo administrativo (financeiro, aquisição, patrimônio e protocolo), processo legislativo, análise crítica da direção, comunicação, ouvidoria, além dos setores de engenharia e manutenção.

 

“Vamos analisar, principalmente, os procedimentos documentais, atendimento à legislação ambiental aplicável à casa legislativa, programas, objetivos, metas e, por fim, os processos em relação às práticas voltadas para o meio ambiente, como a coleta seletiva, a destinação dos resíduos”, informou.

 

Segundo o assessor legislativo da Coordenadoria do SGI da CMM, Mauricio da Silva Malheiros, para manter a certificação, a CMM tem feito palestras, convocado reuniões, atividades em auditório e relatórios. Os resultados desse trabalho ficam publicados no portal da casa para acompanhamento da sociedade em geral.

 

“Fazemos valer a pena o investimento do dinheiro público. O que a sociedade nos repassa de imposto é aplicado de forma correta, que é tentar desburocratizar a máquina, tornando os processos mais céleres”, ressaltou Mauricio Malheiros.

 

Rotina

 

A preocupação com a questão ambiental envolve coleta seletiva e segue as legislações ambientais, com a participação de todos os servidores.

 

Em relação à qualidade, a CMM executa a digitalização dos processos, dos documentos, atividade que segue um padrão, uma rotina mais rápida e eficiente, para prestar um atendimento no menor tempo possível.

 

“Os vereadores, por exemplo, ao aplicarem um projeto de lei, saberão que em menos de um mês o documento já estará chegando para votação, após aprovação pelas comissões”, explica o assessor legislativo.

 

Mauricio Malheiros destacou, ainda, que as auditorias chancelam a preparação e a qualificação do Sistema de Gestão Integrado na Câmara.

 

“É a desburocratização da máquina pública, tornando os processos mais céleres e aproximando mais a sociedade do poder público municipal”, ressaltou Maurício.

 

Relatórios

 

Após o processo das auditorias vão ser gerados dois relatórios referentes às normas 9001 e 14001, os quais serão apresentados para revisão técnica da Rina. Caso não seja encontrado nenhum problema, a CMM será recomendada à manutenção do certificado. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.