20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
28/07/2020

Câmara proíbe deputados de usar dinheiro público para lucrar com YouTube

Foto: Reprodução

Alguns deputados federais estariam usando dinheiro da verba de gabinete para gerenciar canais pessoais na plataforma, que devolve lucros direto para os parlamentares

A Câmara dos Deputados proibiu que membros da casa usem dinheiro público, por meio da cota parlamentar que eles ganham, para contratar serviços que geram lucros na internet, como a monetização de vídeos no YouTube ou a contratação de ferramentas de impulsionamento.

 

A medida foi tomada após alguns deputados usarem a verba de gabinete para divulgar seus vídeos de cunho privado no YouTube, com o propósito de gerar renda para seus canais por meio da monetização que a ferramenta permite. A denúncia foi feita pelo jornal 'O Estado de São Paulo'.

 

Segundo a reportagem, ao menos 7 deputados estavam usando o dinheiro público para beneficiar seus canais. Um ato da Mesa Diretora da Câmara com a nova regra foi publicado nesta terça-feira (28).

 

Veja também

 

Toffoli diz que inquérito das fake news mira ‘máquina de desinformação’ e que não se pode aceitar ‘notícias falsas’ como um fenômeno inevitável

 

Grupo com 152 bispos da Igreja Católica assina carta crítica ao governo

Na lista de deputados que fizeram a manobra, agora proibida, estão Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Flordelis (PSD-RJ) e Joice Hasselmann (PSL-SP).

 

“Não será objeto de reembolso despesa com a aquisição ou a contratação de serviços utilizados em benefício de contas em sites, redes sociais ou plataformas digitais que resultem em monetização, lucro, rendimento, patrocínio ou receita de qualquer espécie em favor do respectivo parlamentar ou de terceiros”, determina o ato da Câmara.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O Ministério Público pediu junto ao Tribunal de Contas da União a abertura de investigações para apurar o uso de dinheiro público para gerenciar canais no YouTube dos parlamentares. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.