25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/04/2021

Câmera flagra instante em que policial atira e mata adolescente de 13 anos em Chicago, nos EUA. VEJA VÍDEO

Foto: Civilian Office of Police Accountability / Handout via Reuters

Imagem gravada por policial mostra jovem Adam Toledo, 13 anos, com as mãos ao alto no instante anterior ao ser fatalmente atingido com um tiro em Chicago, nos EUA

A polícia de Chicago, nos Estados Unidos, divulgou nesta quinta-feira (15) imagens de um policial atirando e matando Adam Toledo, um adolescente de 13 anos, enquanto o jovem estava com as mãos para o alto. O vídeo foi gravado pela câmera acoplada ao equipamento do agente durante a ação, ocorrida em 29 de março.

 

De acordo com a polícia, o menino portava uma arma de fogo. Entretanto, pelas imagens divulgadas, não é possível ver se ele realmente estava armado no momento da abordagem.

 

O vídeo mostra o policial correndo atrás de Toledo e pedindo que ele parasse de correr e mostrasse as mãos. O rapaz, então, para e ergue os braços. Imediatamente depois, o agente atira no peito do jovem. Pela rapidez das imagens, não fica claro se elas estavam vazias ou se realmente seguravam uma arma. Em seguida, a polícia chama uma ambulância. Toledo, porém, não resiste ao ferimento e morre no local.

 

Veja também


Terremoto de magnitude 5,9 atinge o sul do Irã. VEJA VÍDEO


Tiroteios deixam 6 mortos e feridos nos EUA

 

A advogada contratada pela família do jovem, Adeena J. Weiss-Ortiz, nega que ele estivesse armado. "Os vídeos falam por si. Adam, em seu último segundo de vida, não tinha uma arma em suas mãos. O policial gritou: 'Mostre suas mãos'", disse.

 

"Adam obedeceu, se virou. Suas mãos estavam vazias quando ele foi baleado no peito pelo policial", defendeu a advogada


Entretanto, a polícia sustenta que o rapaz portava, sim, uma arma, que é mostrada em outro momento do vídeo. Um frame — ou seja, um instante capturado do vídeo — divulgado pelas autoridades de segurança sustentam que Toledo estava armado logo antes de soltá-la e ser baleado.

 

Em entrevista coletiva, a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, pediu que as pessoas mantivessem a calma e evitassem chegar a "conclusões apressadas" sobre a morte de Toledo. Ela, no entanto reconheceu o problema da violência.

 

"Vivemos em uma cidade traumatizada pela longa história de violência policial e más condutas. Então, embora não tenhamos informações o bastante para sermos juízes e jurados desta situação particular, é compreensível que tantos de nossos moradores estejam sentindo toda essa explosão de raiva e dor tão familiar", afirmou.

 

"Fica ainda mais claro que a confiança entre nossa comunidade e nossos agentes da lei está longe de estar curada e continua horrivelmente quebrada", completou a prefeita.


Protestos contra racismo e violência policial


Manifestante se posiciona diante de barreira policial em Brooklyn Center na noite de segunda-feira (12) durante protesto contra morte de Daunte Wright — Foto: John Minchillo/AP Photo

Foto: John Minchillo / AP Photo

 

A divulgação do vídeo ocorre em um momento já tenso nos Estados Unidos, com protestos pelo país contra o racismo e contra a violência policial de motivações racistas.

 

A onda de manifestações se espalhou sobretudo após imagens mostrarem um policial branco sufocando até o ano passado o ex-segurança negro George Floyd, em maio do ano passado. O agente em questão, Derek Chauvin, passa por julgamento neste mês em Mineápolis.

 

No fim de semana, a poucos quilômetros de onde Floyd morreu, uma policial disparou e matou um homem negro, Daunte Wright, também em uma abordagem. Ela alegou que pensou que a arma usada era um taser — dispositivo não letal de choque elétrico usado para conter detidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A morte de Wright, ainda mais no contexto do julgamento de Chauvin, reacendeu os protestos em Mineápolis e em outras partes dos EUA.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.