25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
05/07/2022

Caminhada nórdica pode ser mais efetiva do que treino HIIT, diz estudo

Foto: Reprodução

Um estudo publicado no Canadian Journal of Cardiology apontou que a “caminhada nórdica” é um exercício eficaz para aumentar a capacidade cardiovascular e a qualidade de vida dos pacientes.

 

A caminhada é uma atividade de baixo impacto originada na Finlândia, e consiste em andar com bastões de trilha ou de esqui em um movimento oposto ao das pernas. Nas academias, o aparelho elíptico é usado para reproduzir esses movimentos.

 

A pesquisa foi realizada no Canadá e contou com 130 voluntários que apresentavam doença coronária. Eles foram submetidos a um programa de treinamento de 12 semanas: uma parte fez o treino HIIT, outro grupo seguiu um treinamento com exercícios físicos moderados e o último treinou os movimentos da caminhada nórdica.

 

Veja também

 

Banho quente queima tantas calorias quanto uma caminhada, indica pesquisa

 

Estudo revela que múmia italiana do século XVI morreu por infecção causada por uma bactéria muito conhecida

 

Ao final, os participantes que fizeram o treino de caminhada apresentaram os melhores resultados: com 19% de melhora da capacidade funcional, contra 13% alcançado pelos praticantes do HIIT e 12% dos voluntários que fizeram o treino moderado.

 

BENEFÍCIOS

 

A caminhada nórdica exercita todo o corpo, e pode ser realizada em vários níveis de dificuldade. De acordo com a Associação de Caminhada Nórdica dos Estados Unidos, a atividade usa de 80% a 90% dos músculos quando feita corretamente, enquanto as caminhadas e corridas convencionais ativam somente 40%.

 

Um outro estudo já havia demonstrado que a movimentação muscular adicional deste tipo de exercício leva a 20% de aumento na queima de calorias, em comparação com as atividades de caminhada tradicionais.

 

“A pesquisa mostra a superioridade dos benefícios da caminhada nórdica nas capacidades funcionais, e destaca a opção como alternativa de exercício que requer pouco investimento e melhora a saúde física e emocional”, afirma Jennifer Reed, diretora de exercícios fisiológicos e saúde cardiovascular da Universidade de Ottawa e autora principal do estudo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os resultados positivos geraram interesse da equipe de pesquisa para explorarem mais benefícios da caminhada nórdica, como o fortalecimento dos membros superiores e inferiores, e a melhoria dos indicadores cardiovasculares, como taxas de glicose no sangue e lipídios. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.