23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
06/03/2020

Campanha pelo fim do termo 'tomara que caia' toma conta das redes sociais; mestre em linguística opina

Foto: Reprodução

Campanha pelo fim do termo

A internet está dividida com a discussão: o termo "tomara que caia" é sexista ou não? Conversamos com uma mestra em Linguística Aplicada sobre o tema.

 

A atriz Mariana Ximenes, de 38 anos, é a embaixadora de uma nova campanha fashion que tomou conta das redes sociais nos últimos dias.

 

A atriz posou para a capa de uma revista de moda usando uma peça "tomara que caia" e pedindo que, a partir de agora, ela seja chamada de blusa sem alça — assim como é em grande parte do mundo,"strapless" em inglês.

 

Veja também

 

Lenço no cabelo: 6 formas de amarrar o acessório fashion e queridinho da vez

 

Conheça as cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do coronavírus

 

"Por que não abolir este termo tomara que caia? Por que tem de cair? Qual é intenção machista? Então, a partir de agora, vamos pensar em blusa sem alça", afirmou Ximenes.

 

A discussão sobre o termo agitou as redes sociais — no Twitter, por exemplo, internautas ficaram bastante divididos. Uma parte acredita que a problematização é extrema; outra parcela acredita que o termo é, sim, sexista e revela um machismo enraízado na nossa cultura. Afinal, o termo é problemático?

 

 

Carolina Achutti, mestra em Linguística Aplicada pela USP, explica que é difícil mapear a origem do termo "tomara que caia". Acredita-se que o vestido tenha ficado famoso no século 15, mas o termo, em si, não tem uma datação — seria preciso recuperar documentos e escritos.

 

Professora de português, Carol acredita que o termo é, sim, sexista. "O mais interessante nessa discusão é pensar que a língua é viva e que a sociedade de alguma forma vai estar retratada nessa língua.

 

'Tomara que caia' tem um fundo sexista, em alguma medida. Dizer esse termo, em um outro momento, não era reconhecido como sexismo. Mas hoje, torcer para que um vestido, para que partes íntimas de uma mulher fiquem à mostra, é um ato sexista e agressivo. É de alguma forma um assédio", explica.

 

"O que o termo "tomara que caia" faz? Ele torce para que uma mulher fique desnuda. Para que ela mostre o seio. A gente sexualiza o peito feminino cada vez mais, sendo que os homens não têm essa parte do corpo sexualizada.

 

No português de Portugal 'tomara que caia' é 'caicai', por exemplo. Outros exemplos? O termo judiar e dia de branco também revelam, intrinsicamente, relações que a gente faz com que se mantenham na nossa sociedade", questiona.

 

Carol acredita na aplicação da língua como forma de conscientização. "Abolir o termo não vai surtir um efeito instantâneo. Mas, o grande lance, é a discussão em torno do tema", finaliza.

 

E aí, você concorda?

 

 

Fotos: Reprodução

 


Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.  

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

G1  

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.