23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/02/2022

Câncer de ovário: veja 4 sinais que a maioria das mulheres desconhece

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela instituição Target Ovarian Cancer, do Reino Unido, divulgada nesta terça-feira (22/2), revelou que ao menos dois terços das mulheres desconhecem os principais sintomas relacionados ao câncer de ovário. O levantamento faz um alerta para o risco do diagnóstico tardio da doença.

 

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer do colo do útero, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

O inchaço, a dor de barriga, a sensação de saciedade ou a necessidade frequente de ir ao banheiro são quatro sinais de alerta importantes para a doença.

 

Veja também

 

DIU: 6 mitos e verdades sobre o método contraceptivo

 

Mudanças no ciclo menstrual pós vacina são passageiras, diz estudo

 

Entrevistas com 1.000 mulheres do Reino Unido mostraram que apenas uma em cada cinco (20%) sabe que o inchaço é um dos indicadores da presença de um tumor. Dois terços têm conhecimento sobre a dor de barriga.

 

Praticamente nenhuma delas sabia que se sentir saciada rapidamente (97%) ou fazer xixi com mais frequência (99%) poderiam ser sinais da doença.

 

“Esses números são incrivelmente decepcionantes. Conhecer os sintomas é crucial para todos. Precisamos tornar as campanhas de sintomas uma realidade sustentada e em larga escala apoiadas pelo governo”, disse a CEO da instituição, Annwen Jones OBE.

 

Diagnóstico

 

A pesquisa mostrou que 40% das mulheres do Reino Unido acreditam equivocadamente que o exame Papanicolau detecta o câncer de ovário, quando na verdade ele é indicado para o rastreamento do câncer de colo de útero.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“A confusão entre câncer do colo do útero e câncer de ovário pode ser fatal. Pensar que um teste de esfregaço (do colo de útero) também ajuda a prevenir o câncer de ovário impede as pessoas de procurar os sintomas”, disse a Target Ovarian Cancer. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.