28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/09/2021

Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção

Foto: Reprodução

Especialista alerta que o acúmulo de tecidos impede a passagem de luz e ar para a região íntima

Muito se fala sobre os problemas íntimos no verão, devido ao uso de piscinas e roupas de banho que costumam permanecer úmidas no corpo. Mas engana-se quem pensa que tais condições só afetam as regiões genitais femininas durante o calor, viu? Alguns hábitos do inverno podem ser verdadeiros vilões para a saúde íntima da mulher.

 

No frio, a primeira reação é usar mais roupas do que o normal para se proteger das baixas temperaturas. O acumulo de tecidos, porém, impede a ventilação e chegada de luz natural à vagina, favorecendo a proliferação dos fungos, principalmente quando associado a outros costumes prejudiciais, como o consumo excessivo de carboidratos, guloseimas e álcool. Nesse cenário, o fungo candida albicans, causador da candidíase, pode se proliferar com maior frequência e dar início à doença.

 

Veja também 

 

Qual é a posição favorita de cada signo? CONFIRA DICAS DE ESPECIALISTA

 

Como você usa a lei da atração para conseguir o que deseja?

De olho nos sintomas

 

Pandemia pode aumentar risco de candidíase em mulheres com diabetes -  PortalNamira.com

 

Segundo a ginecologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Emybleia Meneses, é fundamental saber reconhecer os sinais típicos da candidíase. Dessa forma, é mais fácil identificar a presença da infecção e já buscar ajuda de um profissional.

 

Entre os principais, ela cita:

 

ardência;


prurido;


secreção esbranquiçada, principalmente na vulva da vagina;


pode atingir boca, virilha e dedos;


possível incômodo ao urinar.


"O tratamento é feito com medicamentos por via oral ou pomada cutânea. Além disso, há enfermidades que podem baixar a imunidade, como gripe, resfriado e até mesmo a Covid-19, favorecendo esse quadro", pontua a médica.

 

Mudança de hábitos

 

Candidíase: guia para curar e prevenir a infecção

Fotos: Reprodução 

 

Embora estações e temperaturas sejam um fator para o aparecimento e agravamento da doença, mudar alguns hábitos pode ser o suficiente para evitar a condição. Para Emybleia, ajustes no estilo de vida são realmente efetivos nesse combate: "evite excessos de roupa, dietas ricas em açúcar, alimentos processados e farinha branca, sono irregular, automedicação e sedentarismo", indica.

 

Mas como recorrer a menos roupas e ainda assim manter-se aquecido? A proteção contra o frio é primordial para a saúde, portanto, vale deixar de lado o acumulo de peças em momentos de maior aquecimento, como em casa, por exemplo. Nesse sentido, a especialista orienta ainda deixar de lado tecidos sintéticos, justos e úmidos e relembra que os homens também devem seguir tais orientações, visto que a enfermidade pode atingir ambos os sexos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

É importante pontuar também o impacto emocional na candidíase, especialmente durante a pandemia e o isolamento social. "O medo de desenvolver a doença, ansiedade e tristeza pela instabilidade e morte de pessoas queridas são responsáveis também pela redução da imunidade, predispondo o organismo a uma série de doenças, inclusive essa", enfatiza a médica.

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.