28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
15/11/2020

Candidatos sem concorrente precisam apenas de um voto para se eleger em duas cidades. VEJA

Foto: Reprodução

Em Barrolândia e Nova Rosalândia, apenas um político está na disputa ao cargo de prefeito. Nesses casos, o candidato só precisa do próprio voto para vencer.

 Em Barrolândia e Nova Rosalândia, os candidatos à prefeito precisarão de apenas um voto para se eleger. Isso porque, nas duas cidades, não há concorrentes. Existe apenas um político 'disputando' o cargo.

 

Em casos como esse, a eleição é praticamente garantida. O candidato só precisa do próprio voto para vencer. Mesmo que os eleitores não apostem na proposta, ele pode virar prefeito.

 

Em Barrolândia, região central do estado, Adriano Ribeiro (DEM) concorre sozinho ao comando da cidade. Ele é o atual prefeito e foi eleito em 2016 com 2.679 votos. Atualmente, o município possui 4.379 eleitores aptos a votar.

 

Veja também

 

Votação de Carlos no Rio será teste de popularidade de Bolsonaro. ENTENDA

 

Sem máscara, Bolsonaro vai a Bento Ribeiro e interage com moradores

 

Ribeiro compareceu à seção no início desta manhã para garantir o voto e a reeleição. Para ele, o trabalho que vem sendo feito pela gestão pode ter sido o diferencial.

 

"Para mim, é muito gratificante como político, e bom para a democracia do país. Isso quer dizer que a população acredita no trabalho que a gente vem fazendo. Não é normal isso, é raro de acontecer, mas é o nosso trabalho e é Deus que coloca a gente nessa missão. O povo acredita e confia, então por isso que estamos nessa situação, como candidato único", disse.


Já em Nova Rosalândia, quem concorre sozinho é o professor Enoque (PSC). O atual prefeito, Ladir Machado Alves, não disputará a reeleição. O município tem 2.645 eleitores.

 

Não é a primeira que isso acontece na cidade. Em 2008, o mesmo candidato foi eleito sem concorrente.

 

Professor Enoque não tem concorrente nas eleições municipais em Nova Rosalândia — Foto: Reprodução

Professor Enoque não tem concorrente nas eleições municipais em Nova Rosalândia

 (Foto: Reprodução)

 

Nesta manhã, ele votou logo após a abertura da seção para garantir o seu mandato. O professor Enoque entende que é importante as discussões quando há mais de um concorrente, mas considera ser normal, em uma democracia, uma candidatura única.

 

"A própria população, mais de 80%, no momento que nós não tínhamos colocado nosso nome como pré-candidato, já demonstravam o ensaio de termos como gestor do município. Então, tendo em vista que se tratou de uma certa aclamação popular, vejo isso como ação democrática, já que o poder emana do povo, portanto, vejo como plenamente normal".


Número nacionais


Em todo o país, dos 5.568 municípios onde acontecem as eleições, 106 possuem apenas uma pessoa como candidata para ocupar a prefeitura. Essas cidades estão localizadas, principalmente, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e no Paraná. É o que aponta um levantamento feito pelo G1 com base no repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Os municípios dessa lista têm de 1 mil (Engenho Velho-RS) a 25 mil eleitores (Pimenta Bueno-RO). Nessas cidades, onde há apenas um concorrente, é necessário apenas um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, portanto, o candidato precisa apenas votar em si mesmo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os 106 candidatos únicos são filiados a 23 partidos, sendo que MDB (18), PP (14) e PSDB (12) são as siglas mais frequentes.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.