25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
28/06/2022

Caprichoso é o campeão ambiental do Festival Folclórico de Parintins no 'Recicla Galera'

Foto: José Narbaes/Ipaam

Galera azulada foi a que mais destinou resíduos recicláveis nas três noites de festa

O boi Caprichoso foi o vencedor ambiental do 55º Festival Folclórico de Parintins. O título faz parte do “Recicla, Galera”, ação promovida pelo Governo do Amazonas junto à Coca-Cola Brasil.

 

A atividade foi realizada por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com execução operacional do Impact Hub Manaus e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema).

 

A ação ‘Recicla, Galera’ promoveu durante as três noites do Festival uma disputa entre os itens 19 dos bois Caprichoso e Garantido em prol do meio ambiente. A ação buscou engajar as galeras para destinarem de forma correta os resíduos recicláveis gerados dentro do Bumbódromo.

 

Veja também

 

Gerência de Controle Florestal do Ipaam realiza palestra para turma de Engenharia Florestal da Ufam

 

Salvar Amazônia custaria menos do que manter área da UE, diz revista

 

Como premiação, o Caprichoso levou o troféu de campeão Ambiental do Festival e um prêmio de R$20 mil para investir em ações de sustentabilidade dentro da agremiação.

 

Desde o dia 20, o ‘Recicla, Galera’ mobilizou a cidade numa atuação em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins. Foram realizadas ações dentro e fora do Bumbódromo visando o engajamento dos visitantes para a destinação correta dos resíduos.

 

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, lembra que a ação, a maior mobilização ambiental já realizada para o Festival Folclórico de Parintins, não termina com o encerramento da festa. Isso porque o ‘Recicla, Galera’ deixa um residual para a cidade com a estruturação da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e da coleta seletiva que ganha 30 novos ecopontos instalados durante a ação.

 

“A ação reforça nosso compromisso global por um Mundo sem Resíduos, em que assumimos metas importantes na agenda de embalagens. Já são 25 anos de apoio ao Festival Folclórico de Parintins e com essa ação damos mais um passo importante para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, destaca o diretor.

 

Os membros da associação Ascalpin receberam mais 290 itens, entre eles triciclos, empilhadeira, camisas, botinas, calças, bonés, luvas de algodão, notebook, impressora, bebedouro e smart pallets.

 

“As pessoas estão no centro do nosso negócio e gerar impacto positivo onde atuamos é um dos propósitos da empresa”, completou Victor Bicca.

 

A secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, reforça a importância da parceria para a realização do maior festival sustentável de todos os tempos.

 

“Depois de dois anos de Festival, vimos duas galeras que se entregaram para a festa e pela causa. O ‘Recicla, Galera’ passa a ser um marco e esperamos que este seja um novo ciclo para o Festival de Parintins, em que o meio ambiente seja reverenciado dentro e fora do bumbódromo, com a destinação correta de resíduos e apoio na geração de renda dos catadores”, ressaltou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

 

SOBRE O ‘RECICLA, GALERA’

 

O projeto também tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia. A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Sedema, bem como a Associação de Catadores de Parintins, e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.