19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
06/06/2021

Cúpula da CPI decide votar convite a Osmar Terra e convocação da médica Ludhmila Hajjar

Foto: Reprodução

Osmar Terra

Em reunião virtual que terminou no início da tarde deste domingo (6), o chamado "G7", grupo majoritário da CPI da Covid, decidiu abrir novas frentes de investigação.

 

Os senadores do grupo pretendem aprovar a convocação da médica Ludhmila Hajjar, que rejeitou convite para ser ministra da Saúde, e um convite para o deputado Osmar Terra (MDB-RS), apontado como articulador do chamado "gabinete paralelo" da Saúde no Palácio do Planalto.

 

Os senadores também querem votar a quebra da classificação de "sigiloso" ou "reservado" de documentos enviados pelo Ministério da Saúde e pelo Itamaraty a fim de dar divulgação ao material.

 

Veja também 

 

Após vídeo sobre suposto gabinete paralelo, vice-presidente da CPI protocola requerimentos pela convocação de Terra e Zanotto

 

Presidente da CPI da Covid teve conversas com Lula e Doria durante a semana

Todos esses requerimentos devem ser votados na terça-feira (8), em reunião da CPI a ser realizada depois da audiência para depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

 

A intenção é ouvir Ludhmila Hajjar no próximo dia 14. Ela é considerada fundamental para esclarecer os motivos pelos quais não aceitou suceder Eduardo Pazuello como ministra da Saúde.

 

Segundo afirmou ao Blog o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a expectativa é que o depoimento dela proporcione novos elementos na investigação do "gabinete paralelo".

 

Nessa mesma linha, a CPI quer ouvir o deputado Osmar Terra, apontado na investigação da CPI como uma espécie de ministro informal, como ficou evidenciado, segundo a cúpula da CPI, no vídeo que registrou reunião do suposto gabinete no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro (vídeo abaixo) — segundo Terra, o "gabinete paralelo" é uma "ficção".

 

Entre os documentos oficiais aos quais a CPI quer dar publicidade, está o pedido formal do Itamaraty de liberação de uma carga de insumos para fabricação de cloroquina que estava retida em um porto na Índia em março do ano passado. A carga tinha sido encomendada por um laboratório brasileiro.

 

"Isso evidencia advocacia administrativa por parte do Itamaraty, que trabalhou pelos interesses de um laboratório privado", disse Randolfe Rodrigues.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Segundo ele , a cúpula da CPI também pretende perseguir o caminho do dinheiro movimentado pelo governo federal a fim de financiar a produção de cloroquina, como também o que teria sido usado para a disseminação pelas redes sociais do tratamento precoce, que inclui a cloroquina e cuja ineficácia para a Covid é cientificamente comprovada. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.