29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
21/09/2019

Cúpula do Clima da ONU: 5 pontos para entender o encontro que começa neste sábado

Foto: Divulgação

Prédio da ONU em Manhattan, Nova York

 Autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) esperam receber a partir deste sábado (21) representantes de 60 países para o início da Cúpula do Clima em Nova York.

 

A reunião termina na segunda-feira (23) e terá a presença de chefes de estado.

 

Os presidentes dos Donald Trump e Jair Bolsonaro estarão ausentes.

 

Cinco perguntas sobre a cúpula do clima da ONU:

 

Veja também

 

Flávio Bolsonaro age como o pai e vira principal inimigo da CPI da Lava Toga

 

Bolsonaro quer investigar aumento abusivo em postos de combustível. VEJA PRIMEIRA LIVE DO PRESIDENTE APÓS ELE DEIXAR HOSPITAL

 

Onde e quando acontece a cúpula do clima?


Quantas são as conferências?


O Brasil está fora da cúpula do clima?


O que diz o secretário-geral da ONU?


Quem estará presente na cúpula do clima?


Na quinta-feira (19), o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que está contando com novas promessas de governos e empresas de abandonar os combustíveis fósseis, diante de incêndios florestais, ondas de calor e furacões.

 

Consenso entre especialistas, o ano de 2020 é visto como crucial no combate ao aquecimento; para alguns, ele é a data limite para tomaa redução de emissões de dióxido de carbono – e para que meta a de aumento de 1,5ºC em temperatura global seja mantida.

 

1. Onde e quando acontece a Cúpula do Clima?


A Cúpula do Clima da ONU acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA.


2. Quantas são as conferências?


Ao todo serão duas conferências:

 

No sábado (21), acontece a Cúpula da Juventude pelo Clima, com a participação de jovens ativistas e empreendedores. No domingo (22), um encontro de nove coalizões pelo clima apresentará os avanços recentes de seus esforços, que terão seus detalhes revelados no dia seguinte.

 

A plenária de segunda-feira (23) é o evento principal. A Cúpula sobre a Ação Climática contará com a presença de chefes de estado, representantes de governos e a apresentação de planos nacionais para a defesa do clima.

 

3. O Brasil está fora da cúpula do clima?


Brasil, Estados Unidos e Austrália não discursarão no evento. Já China, Índia, França, Alemanha e Reino Unido devem ter seu momento de fala durante a cúpula.

 

A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, disse na quinta-feira (19) que a organização escolheu apenas os países com propostas mais ambiciosas e que tenham apresentado avanços na redução dos efeitos das mudanças climáticas, mais de 100 países se inscreveram para falar durante a cúpula mas apenas 60 foram selecionados.

 

“Veremos na segunda quem se destacou. Veremos quais as caras das lideranças climáticas", disse Mohammed.

 

Allegri

 

O secretário geral da ONU, António Guterres, fala a jornalista na sede da entidade, em Nova York, na quarta-feira (18) â?? Foto: Reuters/Carlo Allegri

Foto: Carlo Allegri

 

4. O que diz o secretário-geral da ONU?


Na quarta-feira (18), o secretário-geral da ONU, António Guterres, lamentou que estamos "perdendo a batalha contra a mudança climática". Em coletiva de imprensa, ele disse esperar "o anúncio e a apresentação de vários planos significativos para reduzir as emissões na próxima década e alcançar a neutralidade de carbono até 2050."


Guterres pediu o fim da construção das usinas de carvão a partir de 2020 em todo o mundo, além da anulação gradual dos subsídios aos combustíveis fósseis e uma mudança rápida para fontes de energias renováveis, como solar, eólica e geotérmica.

 

5. Quem estará presente na cúpula do clima?


São esperados para a cúpula do clima os líderes europeus Emmanuel Macron, presidente francês; Boris Johnson, primeiro-ministro inglês; e a chanceler alemã Angela Merkel. Índia e China também mandarão representantes para a cúpula.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Mais de 500 jovens foram selecionados pelas Nações Unidas para participar da cúpula. A jovem ativista sueca Greta Thunberg velejou do Reino Unido a Nova York para discursar durante o encontro. A viagem de barco foi uma forma de reduzir as emissões de carbono produzidas pelo deslocamento em avião.

 

Gshow

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.