24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
17/05/2022

Cardiologista da SES-AM reforça cuidados e prevenção à hipertensão arterial

Foto: Marcos Vinicius Araújo/SES-AM

Hipertensão é uma das principais causas de mortalidade cardiovascular

Nesta terça-feira (17/05), é Dia Mundial da Hipertensão Arterial e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) alerta para os riscos e os cuidados para prevenção da doença, que afeta principalmente órgãos nobres como coração, rins e cérebros. A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, ocorre quando a medição da pressão arterial se mantém acima de 140 por 90 mmHg.

 

Segundo o cardiologista clínico Abraão Nobre, que atua na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, unidade da SES-AM, a hipertensão é uma das principais causas de mortalidade cardiovascular, podendo estar associada a outras doenças, como diabetes, obesidade, síndrome metabólica, e a hábitos nocivos, como o sedentarismo, alimentação não saudável e tabagismo.

 

“A hipertensão, de um modo geral, em 90% dos pacientes é chamada hipertensão essencial. Por quê? Significa primária porque não se conhece a causa exata”, afirma o especialista. “Não que necessariamente seja um único gene que você tenha no seu genoma para adquirir hipertensão, é uma doença familiar ou multigênica”.

 

Veja também

 

Estudo encontra níveis altos de toxina em cigarro eletrônico com sabor

 

Governo do Amazonas recebe 71 mil doses de vacinas da AstraZeneca, nesta terça-feira (17/05)

 

Os fatores que causam o desenvolvimento da hipertensão podem ser divididos em modificáveis e não modificáveis. Entre os fatores modificáveis estão o sedentarismo, ocasionado pela falta de atividade física, e a má alimentação com consumo inadequado de sal e açúcares. Já os não modificáveis são sexo, idade e herança genética, que determinam a pré-disposição ao desenvolvimento da doença.

 

O cardiologista citou ainda outras condições que podem levar ao quadro de hipertenso. “Com relação a hipertensão, 10% possuem uma causa em potencial, por exemplo, uma doença renal, feocromocitomas, que é uma doença rara, sendo chamada de hipertensão lateral secundária. O inchaço nos pés junto com a hipertensão, durante a gravidez, pode ser pré-eclâmpsia. Esta, quando associada com convulsões, é a eclâmpsia”.

 

DIAGNÓSTICO

 

O aparelho de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) é um dispositivo automático, responsável por várias medições da pressão ao longo do dia. No exame é realizado o mapeamento da pressão no paciente, essencial para o diagnóstico da doença.

 

“Outro intuito do Mapa é para o paciente, já em vigência de tratamento, que queira otimizar e aumentar ou reduzir os intervalos (da medicação). Por exemplo, um paciente que usa 100mg em determinados remédios pela manhã, e a pressão dele vai estar alta à noite. A gente tem que fazer um mapeamento de 24 horas para melhor indicar o uso de um ou vários medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial”, reforça o cardiologista.

 

 

ASSISTÊNCIA

 

O tratamento da hipertensão é realizado com o uso de medicamentos receitados para cada paciente, o que reforça a importância da consulta e do acompanhamento com um profissional especialista.

 

O cardiologista explica que o tratamento é realizado em três passos simultâneos: medicação, alteração do estilo de vida e exercício físico.

 

“Sem um deles, o tripé não funciona. O paciente tem que tomar a medicação regularmente e fazer reavaliação periódica, que pode ser feita pelo médico generalista ou pelo cardiologista, dependendo da gravidade do caso. O tratamento é como se fosse personalizado. O paciente pode ter a mesma idade, o mesmo peso e outras comorbidades. O metabolismo do nosso corpo e a responsividade ao tratamento medicamentoso variam muito, não sendo ‘um valor automático’, nem receita de bolo”, destacou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

FLUXO DE ATENDIMENTO

 

O tratamento deve ser iniciado com o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após essa primeira avaliação médica, caso seja necessário acompanhamento especializado, o paciente será encaminhado para uma unidade da rede pública secundária. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.