23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
10/09/2021

Caso suspeito de 'doença da urina preta' é investigado em Belém

Foto: Marcelo Moreira

Municípios no Oeste do Pará emitiram alerta após caso suspeito em Santarém

Um caso suspeito da Síndrome de Haff, conhecida como "doença da urina preta" é investigado em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o caso é acompanhado há cinco dias, após o morador da capital paraense se alimentar com peixe e apresentar sintomas no dia seguinte.

 

A pessoa, que não teve identidade e idades reveladas, tem quadro de saúde estável, mas segue internada. Os sintomas apresentados foram mal estar, dores no corpo e a urina escura.

 

Este é o único caso em investigação na capital. No Pará, outro caso suspeito é analisado, de um homem que morreu em Santarém com suspeita da doença. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), uma nota foi emitida com orientações para que casos suspeitos sejam notificados.

 

Veja também

 

Mulheres indígenas fazem ato em Brasília por mais direitos e contra 'marco temporal'

 

Indígenas acampados em Brasília comemoram voto de Fachin que se posicionou contra marco temporal no STF

 

O peixe ingerido pelo morador de Belém não foi informado. Materiais do paciente e do peixe foram coletados e encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Pará. O prazo para conclusão da análise não foi detalhado.

 

O caso é monitorado pelo Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) e pela Vigilância Sanitária (Devisa) da Sesma e também pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado.

 

O que é Síndrome de Haff?


A síndrome está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, badejo, tambaqui ou crustáceos (veja vídeo abaixo).

 

A doença é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina capaz de causar necrose dos músculos.

 

Outros sintomas da doença são decorrentes desse quadro, como dores e rigidez no corpo, dificuldade de respirar e a urina escura, e podem aparecer entre 2h e 24h após o consumo. "A hidratação é fundamental nas horas seguintes ao aparecimento desses sintomas", detalha a Sesma.

 

"A Secretaria informa que em caso de sintomas é necessário buscar atendimento imediatamente na rede pública de saúde do município", orientou a Secretaria estadual de Saúde em nota.


Para prevenir a doença, a recomendação é não ingerir alimentos com origem, transporte e também armazenamento desconhecidos. No Oeste do estado, alguns municípios emitiram alertas sobre o consumo de peixes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) informou ao G1 que o monitoramento dos casos é de responsabilidade dos municípios e não informou sobre medidas a serem tomadas.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.