25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
22/01/2020

Casos de HIV em pessoas entre 15 a 24 anos aumentaram 700% nos últimos 10 anos

Foto: Divulgação

O vírus do HIV ainda não teve uma cura descoberta

O “Boletim Epidemiológico HIV/Aids”, do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DIAHV/SVS/MS), publicado anualmente, apresenta informações sobre os casos de HIV e de aids no Brasil, regiões, estados e capitais, de acordo com as informações obtidas pelos sistemas de informação usados para a sua elaboração.

 

Boletim mostra como a infecção do vírus entre os jovens aumentou em apenas dez anos. Entre 2007 e 2017, a notificação de casos de HIV de pessoas com 15 a 24 anos aumentou aproximadamente 700%. De acordo com especialistas, o aumento de ocorrências se deve à maior disponibilidade de testes e a campanhas de conscientização cada vez menos 'acanhadas'.

 

Diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Richard Parker acredita que o país vive uma epidemia de HIV. Nos últimos anos, campanhas voltadas para os públicos mais vulneráveis à infecção pelo vírus, como transexuais e profissionais do sexo, provocaram protestos entre setores da sociedade. De acordo com Parker, desde 2012, as campanhas são cada vez menos explícitas e não direcionadas ao público que mais precisa de esclarecimentos.

 

Veja também
 
Mulher dá soco em homem após sofrer assédio dentro de ônibus. VEJA VÍDEO
 
Funcionárias de hospital protestam após recomendação para usar roupas íntimas lisas e de 'tons claros'

 

Parker alerta que o panorama pode piorar este ano. A duas semanas do carnaval, o site do departamento do Ministério da Saúde responsável pela prevenção e controle de HIV/aids não cita as ações especiais previstas para o feriado.

 

Até o momento, o Ministério da Saúde não forneceu informações sobre o investimento em campanhas contra o HIV para este ano. Só no Brasil, em 2017, foram diagnosticados 42.420 novos casos de HIV e 37.791 casos de aids. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.