24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
31/05/2020

Celso de Mello compara Brasil à Alemanha nazista e vê país à beira do golpe

Foto: Reprodução

Ministro mais antigo do STF mandou mensagem dramática aos colegas na madrugada, alertando para o risco de um golpe militar

Ministro mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello mandou uma mensagem dramática aos colegas da Corte na madrugada deste domingo (31/05), alertando para risco de rompimento iminente da ordem democrática no Brasil.

 

No texto, ele compara o momento atual do país com a ascensão de Adolf Hitler ao poder e a transformação da Alemanha em um nação nazista, totalitária.

 

A mensagem foi revelada pelo jornalista Diego Escosteguy, do site Vortex.

 

Veja também

 

Moro diz Bolsonaro vetou pontos do projeto anticrime para proteger Flávio Bolsonaro

 

Celso de Mello pede investigação da PGR sobre fala de Eduardo Bolsonaro

 

Segundo o texto do decano da Corte, que deve se aposentar compulsoriamente em setembro, após completar 75 anos, a situação atual lembra a queda da República de Weimar, a última tentativa democrática de governo na Alemanha antes da ascensão nazista.

 

“INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!”, escreveu Celso de Mello.

 

Leia a íntegra da mensagem:

 

“GUARDADAS as devidas proporções, O “OVO DA SERPENTE”, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) , PARECE estar prestes a eclodir NO BRASIL ! É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg , em 30/01/1933 , COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA (“REICHSKANZLER”), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA , DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/1919 , impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição , em março de 1933 , da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! “INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!”

 

 Defesa do Judiciário independente

 

Na última terça-feira (26/05), em sessão virtual da Segunda Turma do STF, Celso de Mello havia feito um discurso sobre a importância da independência do Poder Judiciário na manutenção da democracia e da liberdade. O magistrado é relator do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal, conforme acusação do ex-ministro Sergio Moro. E desde então vem sendo alvo de pesados ataques de Bolsonaro e de seus seguidores.

 

“Entendo, senhora presidente, que sem um Poder Judiciário independente, que repele injunções marginais e ofensivas ao postulado da separação de poderes e que buscam muitas vezes ilegitimamente controlar a atuação dos juízes e dos tribunais, jamais haverá cidadãos livres nem regime político fiel aos princípios e valores que consagram o primado da democracia”, disse o ministro.

 

“Sem um Poder Judiciário independente não haverá liberdade nem democracia”, resumiu.

 

A presidente, no caso, era a ministra Carmen Lúcia, que havia iniciado a sessão dizendo que “sem o Judiciário, não há o império da lei, mas a lei do mais forte”.

 

O que foi a República de Weimar

 

Terminada a Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha derrotada submetida às duríssimas sanções do Tratado de Versalhes, os alemães se debruçavam sobre a tarefa hercúlea de substituir o império por um novo sistema e uma nova forma de governo. A República de Weimar foi a resposta inicial.

 

Depois de uma Assembleia Constituinte, decidiu-se que o país teria um parlamento com duas Casas (como hoje no Brasil) e teria o comando da nação dividido entre um chefe de governo, o chanceler, que responderia pela administração geral, e o chefe de Estado, o presidente, que trataria de áreas como diplomacia e Forças Armadas.

 

As compensações impostas pelos países vencedores, entretanto, cobravam um preço elevadíssimo da sociedade alemão, com a pobreza crescente, o desemprego explodindo e a inflação galopante. A tensão política se avolumava. Um levante comunista foi contido, mas a rixa entre conservadores e revolucionários, entre democratas e saudosos do império, se aprofundava, embora a cultura florescesse. Veio o colapso mundial do crash de 1929.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 
 

Nesse contexto surge Hitler e seu Partido nazista, prometendo a volta da ordem, a restauração do orgulho e da força alemã, embalado por suas tropas paramilitares, milícias dedicadas a acabar com qualquer adversário. Em 1933, ele é nomeado chanceler, ainda sob o regime democrático. Em 1934, contudo, ele aproveita a morte do marechal von Hindenburg e toma também o cargo de presidente para si, amealhando poderes totalitários. O resto, o mundo veria em seguida, com o militarismo crescente, as perseguições a judeus, ciganos, homossexuais e demais minorias, que resultaria nos horrores da Segunda Guerra Mundial.

 

Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.