18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
07/12/2019

Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa forma primeira turma do Ensino Médio

Foto: DIVULGAÇÃO/SEJUSC

Em 29 anos, esta é a primeira vez que internos do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa recebem o diploma do Ensino Médio

Na última sexta-feira (6/12), o Governo do Amazonas, por meio da parceria entre Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto, realizou a colação de grau do Ensino Médio de dois internos do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

 

Em 29 anos de execução da medida socioeducativa no estado, esta é a primeira vez que adolescentes da unidade se formam no Ensino Médio.

 

Entre os formandos estão dois internos do interior do Amazonas, o primeiro, um indígena de São Gabriel da Cachoeira, enquanto o outro adolescente é natural de Borba. Os dois são alunos da Escola Estadual Josephina de Melo, que funciona nas dependências do Dagmar Feitosa.

 

Veja também

 

Alunos da rede estadual participam de jogos e assistem a palestra sobre segurança no trânsito, durante o programa 'Muda Manaus'

 

Alunos da rede estadual participam de jogos e assistem a palestra sobre segurança no trânsito, durante o programa 'Muda Manaus'

Neste ano, eles participaram ainda do projeto de iniciação científica júnior apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

 

 

Para a secretária da Sejusc, Caroline Braz, a colação de grau é resultado do acompanhamento feito diariamente com internos dos Centros Socioeducativo, que durante o cumprimento das medidas recebem acompanhamento psicológico, pedagógico e profissionalizante.

 

“Um dos objetivos da medida socioeducativa é assegurar todos os direitos, inclusive o direito à escolarização. Quando um interno chega na unidade, a primeira coisa que se faz é inserir o adolescente na escola através de uma parceria com a Secretaria de Educação. Verificamos o nível de escolaridade e o encaixamos na melhor metodologia pedagógica”, explica.

 

Fotos: DIVULGAÇÃO/SEJUSC

 

“Essa formatura nada mais é do que o resultado da garantia de direitos desse adolescente”.

 

Medidas de escolarização – A educação tem sido uma medida prioritária nos Centros Socioeducativos administrados pelo Governo do Amazonas. Em 2019, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem/PPL) contará com a participação de 13 internos do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa. Para eles, a prova acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, a partir das 12h30 (horário de Brasília), nas salas de aula da instituição.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Além disso, os internos participam de oficinas de reciclagem, aulas de informática e recebem bolsas de estudo para ingresso no Ensino Médio Técnico em instituições privadas.
 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.