20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
25/04/2023

Chia: conheça os benefícios da semente na alimentação

Foto: Reprodução

Considerada um superalimento, a chia traz diversos benefícios para a saúde e pode ser incluída facilmente na dieta; veja como incluir

A chia é uma semente altamente nutritiva e sua composição é tão rica que ela é considerada um superalimento. Segundo Meydson Souza, nutricionista e professor do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, são vários os benefícios da chia para a saúde.

 

“Essa semente é rica em fibras, proteínas, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes. Logo, ajuda na digestão, regula a absorção de açúcar no sangue, reduz o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), combate o envelhecimento precoce da pele e fortalece os ossos. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias”, explica o especialista.

 

A chia também é bastante procurada por quem deseja perder peso. Isso porque, por conta de seus valores nutricionais, ela aumenta a saciedade e reduz a ingestão calórica. Ou seja, é uma aliada e tanto no emagrecimento!

 

Veja também

 

Dieta funcional: quais alimentos consumir e por que isso vale a pena

 

Emoções, cérebro e obesidade: o que a ciência sabe sobre o assunto

COMO ACRESCENTAR A CHIA NA ALIMENTAÇÃO?


Após conhecer os incríveis benefícios da chia, uma das principais dúvidas que surge é sobre como acrescentar a semente no cardápio e no dia a dia. E de acordo com Meydson, é importante lembrar que, ao adicionar a chia à sua dieta, você também deve passar a dar ainda mais atenção à sua hidratação diária.

 

Isso ocorre por um motivo bem simples: como a semente absorve líquidos, ela pode causar desidratação. Além disso, a quantidade de chia a ser consumida também deve ser monitorada.

 

Semente de Chia - 100g - Nana Castanha

Foto: Reprodução

 

“As pessoas também devem estar atentas ao consumo excessivo, que pode causar alguns efeitos colaterais, como problemas digestivos. Geralmente, o indicado é consumir até 2 colheres de sopa por dia”, orienta o nutricionista.

 

Já em relação a quais receitas usar para incluir a chia na dieta, não é preciso se preocupar, afinal, a semente é bem versátil. Ela pode aparecer, por exemplo, em smoothies, pães, saladas, bolos e biscoitos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No entanto, a forma mais simples de incluir a chia no dia a dia seja incluindo ela no consumo de iogurtes, vitaminas ou saladas de frutas. Isso pode servir tanto para o café da manhã quanto para aqueles lanchinhos no meio da tarde. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.