18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
08/01/2021

China construirá sua própria estação espacial; SAIBA MAIS

Foto: Reprodução

Arte conceitual da estação espacial da China

A China iniciará nos próximos meses o projeto de construção de sua própria estação espacial a fim de aumentar a capacidade de voo e exploração espacial pelo país.

 

De acordo com o site SpaceNews, a Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT) está em fase final para lançar foguetes tripulados com o primeiro módulo da instalação orbital da Terra, uma nave de carga e uma de reabastecimento.

 

A proposta é lançar 11 missões (em andamento desde 1992) e buscar estabelecer uma presença tripulada de longo prazo na órbita do planeta. Apesar de não ser revelada a data de lançamento, as operações estão previstas para 2022.

 

Veja também

 

Terraplanista viraliza após 'experimento' absurdo em avião

 

2021 vai passar voando: a Terra está girando mais rápido do que nunca

 

“Em breve concluiremos a construção da primeira estação espacial orbital tripulada de longo prazo da China, atingindo níveis mundiais avançados. Será o local onde realizaremos pesquisas científicas espaciais em larga escala”, disse Zhou Jianping, projetista-chefe do programa de voo espacial humano da China, em entrevista à rede de televisão do país.

 

“Acreditamos firmemente que ele terá um papel importante na vanguarda da exploração científica da humanidade e também no desenvolvimento de nossa tecnologia espacial”, completou. A própria estação espacial também pode ser expandida de três para seis módulos. Segundo o cientista, a tripulação da missão já foi selecionada, mas só será divulgada pouco antes do lançamento.

 

Planejamento da logística


De acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CMSA), o principal módulo da futura estação está em fase final na fábrica localizada na cidade portuária de Tianjin. Em seguida, todos os componentes serão transportados para o Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na costa nordeste da Ilha de Hainan, de onde partirá rumo ao objetivo da agência.

 

O módulo Tianhe também servirá de alojamento para três astronautas durante o período de seis meses. Além disso, incluirá um hub de encaixe e controlará a órbita e a atitude da estação. Em 2022, o país também planeja enviar um telescópio espacial similar ao Hubble, chamado Xuntian, para se juntar à futura estação espacial, assim como auxiliar em possíveis manutenções e reparos.

 

Módulo Tianhe

Fotos: Reprodução

 

Uma vez em órbita, o módulo Tianhe será visitado pela espaçonave de carga Tianzhou-2, versão melhorada da primeira lançada em 2017, para testar as tecnologias essenciais para a viabilidade da missão. Durante experimentos, ela apresentou sucesso em uma série de equipamentos, manobras de atracação e abastecimento automático em microgravidade com o laboratório espacial Tiangong-2.

 

A agência de voos espaciais recentemente também solicita, até 28 de fevereiro, propostas técnicas de transporte de carga para o posto avançado orbital. Como principais requisitos, solicita que a entrega da carga ofereça uma capacidade de até 4 toneladas, possibilidade de remoção dos resíduos da estação, com retorno de fácil rastreamento e recuperação. Isso seria necessário para evitar detritos espaciais e gerar custos de transporte alinhados aos níveis internacionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A oferta será para entidades do setor espacial de propriedade estatal, mas estará aberta a participantes externos, indicando um cenário de promoção da comercialização de suas atividades espaciais. O objetivo é dispor de um sistema flexível, eficiente, diversificado e de baixo custo.

 

Fonte: Tecmundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.