29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
24/07/2020

China manda fechar consulado dos EUA em Chengdu em retaliação a Trump

Foto: Divulgação

Bandeira dos Estados Unidos é vista na entrada do consulado americano em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China, na quinta-feira (23)

A China ordenou nesta sexta-feira (24) o fechamento do consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu, no sudoeste do país. O anúncio foi feito poucas horas antes de terminar o prazo dado por Washington para que o governo chinês encerre a sua missão diplomática em Houston, no Texas.

 

A decisão é "uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos EUA", informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores da China.

 

O ministério de Relações Exteriores da China não especificou até quando a representação diplomática americana terá que ser fechada efetivamente. No caso de Houston, Donald Trump deu 72 horas aos diplomatas chineses.

 

Veja também 

 

Trump: acordo com China significa muito menos para mim agora do que antes

 

Trump: mais consulados da China nos EUA podem ser fechados

 

O consulado norte-americano de Chengdu, na província de Sichuan, inaugurado em 1985, tem 200 funcionários e cobre o sudoeste da China, incluindo a Região Autônoma do Tibete. Ele era a representação diplomática americana mais próxima de Chongqing, importante centro industrial chinês. (leia mais abaixo)

 

Fechamento do consulado em Houston

 

O governo norte-americano mandou fechar a embaixada em Houston após dois hackers tentarem roubar informações sobre pesquisas de vacinas, segundo os americanos, a mando de serviços de espionagem do governo chinês. O Departamento de Estado dos EUA afirmou que a medida tinha o objetivo de proteger a "propriedade intelectual e as informações privadas dos americanos".

 

Na quinta (23), secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que o consulado chinês em Houston era "um centro de espionagem chinesa" e de "roubo de propriedade intelectual".

 

O gigante asiático considerou o fechamento de seu consulado em Houston uma "medida sem precedentes" e prometeu retaliação. O Ministério das Relações Exteriores chinês antecipou que "se via forçado a responder aos EUA" e avaliou que a medida americana "causou um prejuízo severo às relações dos dois países".

 

Escolha do consulado americano

 

 Chengdu, cidade chinesa onde fica o consulado dos EUA que será fechado — Foto: Juliane Monteiro/G1

Foto: Reprodução

 

Além da embaixada em Pequim e do consulado em Chengdu, os EUA têm outros quatro consulados na China continental - Cantão, Xangai, Shenyang e Wuhan - e um no território semiautônomo de Hong Kong.

 

A escolha do governo chinês de fechar consulado americano de Chengdu não foi aleatória. A representação diplomática cobre o sudoeste da China, incluindo a Região Autônoma do Tibete. Essa era representação diplomática americana mais próxima da metrópole de Chongqing, importante centro industrial e estratégica comercialmente para a China. Os trens de carga de Chengdu transportam produtos eletrônicos e outras mercadorias pela Ásia e Europa Oriental para os mercados da Europa Ocidental.

 

Inicialmente, especulou-se que o consulado de Wuhan seria escolhido pelo governo chinês, mas, segundo o jornal "New York Times", ele estava parcialmente desativado desde o rigoroso lockdown imposto em 23 de janeiro na cidade onde surgiu a pandemia do novo coronavírus.

 

Mercado asiático


A medida chinesa provocou instabilidade no mercado asiático de ações. As bolsas de valores da região fecharam em baixa.

 

Shangai fechou em queda de 3,86%. Hong Kong perdeu 2,20%. Tóquio encerrou o pregão com prejuízo de 0,58%, desemprenho semelhante aos registrados na Coreia do Sul (-0,71%) e em Taiwan (-0,88%).

 

Tensão entre os dois países


As tensões entre os Estados Unidos e a China estão aumentando nos últimos meses. O governo do presidente Donald Trump trava uma guerra comercial com Pequim.

 

A imposição chinesa da nova lei de segurança nacional a Hong Kong, região de interesse comercial americano, levou Trump a suspender o tratamento especial que o país dava ao território semiautônomo. Washington afirma que lei destrói a autonomia da antiga colônia britânica. Pequim acusa os EUA de ingerência em seus assuntos internos.

 

Nos últimos meses, Trump culpou a China pela pandemia de Covid-19 e se refere ao Sars-Cov-2 como “o vírus chinês”. O mandatário americano acusa o governo chinês de não ter agido com transparência com relação à expansão de contaminações pelo novo coronavírus, que foi relatado pela 1ª vez na cidade de Wuhan, na província chinesa de Hubei.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp.


Críticos acusam Trump de tentar desviar das críticas em relação a sua própria forma de administrar o controle da pandemia nos Estados Unidos, que registra o maior número de casos e mortes do mundo. Os dois países são concorrentes no desenvolvimento de uma vacina que combata a doença.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.