20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
04/04/2021

Chocolate faz mesmo mal para a pele? Nós investigamos. VEJA

Foto: Reprodução

Descubra se o ingrediente é mesmo o maior vilão da sua rotina de skincare

Quantas vezes você já ouviu que “chocolate faz mal para a pele”? Nós apostamos que muitas.

 

Afinal, especialmente em épocas festivas, como a Páscoa, fugir das tentações açucaradas é quase impossível – e, corriqueiramente, a relação do ingrediente e a saúde da nossa pele volta em pauta. Para tirar nossas conclusões de uma vez por todas, conversamos com a dermatologista Cintia Cunha e te contamos aqui o veredito final.

 

Veja também

 

Falha em fábrica provoca 'chuva de chocolate' em cidade na Suíça

 

Indústria de chocolate mantém otimismo, apesar da pandemia

 

É verdade que o chocolate faz mal para a nossa pele?

 

Comer chocolate faz mal para a pele?

 

Durante muitos anos, o chocolate foi considerado vilão. Estudos mostram que há uma relação direta entre dietas com grande quantidade de açúcar, carboidratos, proteínas do leite e a acne. Isso porque o açúcar em excesso leva a produção exagerada de insulina, que em excesso leva a liberação de hormônios “masculinos” (hormônios andrógenos), responsáveis pelo aparecimento das espinhas.

 

Esses hormônios aumentam a secreção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele, pioram a oleosidade, levam a aumento de cravos, e da acne. Portanto, a piora da pele está mais relacionada ao açúcar em excesso do que ao próprio chocolate. As evidências científicas também mostram que existem alimentos considerados inflamatórios para nosso corpo além dos açúcares. Um deles é o leite e seus derivados, que apresentam a peculiaridade de através das suas proteínas fazer com que nosso corpo libere uma substância chamada IGF 1 que estimula liberação de insulina causando toda aquela cascata que leva a acne.

 

Para ter uma pele saudável, nós precisamos evitar o consumo de chocolate?

 

Pergunte ao dentista: chocolate faz mal ou não aos dentes? – Comunidade VIP

 

O cacau é considerado um superalimento, rico em antioxidantes, rico em magnésio, zinco e selênio, auxiliando inclusive no controle do colesterol, da microcirculação, microbiota intestinal entre outros benefícios. Então, ele pode, inclusive pela sua ação antioxidante, contribuir para a pele de maneira geral.

 

Porém, pessoas que apresentam tendência a acne devem evitar leite, açúcares em geral e carboidratos simples, ingerindo alimentos mais funcionais e naturais como frutas, legumes e vegetais. Nosso organismo é muito particular, e cada corpo responde da sua maneira. Nem todas as pessoas pioram a pele com esses alimentos.

 

Quais versões do ingrediente devem ser priorizadas para evitar esses efeitos?


A chave é procurar por chocolates mais puros, com menos açúcar, como 70% de cacau, ou até sugar free, por exemplo. Isso ajuda a evitar tanta piora da pele.

 

Minha pele estourou, e agora?

 

Quatro passos para se livrar rápido de uma espinha dolorida e inchada - Bem  Paraná

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Para as semanas seguintes, se preocupe em manter uma boa rotina de cuidados e uma alimentação mais restrita. A pele tende a se recuperar dentro de 15 dias. Lave o rosto com sabonete próprio para pele oleosa ou tendência a acne, no máximo, 3x ao dia e, durante a pandemia, se atente a troque as máscaras regularmente, pois acumulam sujeira que pode levar a um acne mais inflamatória. Se não notar melhora, procure seu dermatologista para adaptar sua rotina de skincare.

 

Fonte: Vogue

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.