19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
21/04/2021

Chuva de meteoros pode trazer algum perigo para a Terra?

Foto: Reprodução

Chuva de meteoros pode ser vista a olho nu durante a noite

A Terra está passando por um ponto de sua órbita em que acontece a chuva de meteoros Lirídeos, que terá seu pico na madrugada de quarta para quinta-feira (22). O fenômeno, que acontece todos os anos no mês de abril, poderá ser acompanhando no mundo todo em locais com baixa luminosidade e sem o auxílio de qualquer equipamento como luneta ou binóculos.

 

O fato do planeta cruzar no espaço com fragmentos de rochas que entram na atmosfera pode parecer uma ameaça para a vida terrestre ou para o futuro do planeta, mas é algo mais parece contemplado do que para ser temido.

 

Segundo o professor Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o fenômeno é inofensivo e os meteoritos são pequenos demais para causar algum dano.

 

Veja também

 

Estudo aponta que asteroide pode ter dado origem à Floresta Amazônica

 

 

Meteoro explode no céu durante transmissão ao vivo. VEJA VÍDEO

 

“Essas partículas são muito pequenas, do tamanho de grãos de arroz e elas se queimam na atmosfera”, explica. Por isso, no geral, as chuvas de meteoros são inofensivas.

 

O que é uma chuva de meteoros?

 

Agenda cósmica: 2 chuvas de meteoros devem agitar o céu nesta semana -  TecMundo

 

“Imagina que você está dirigindo um carro em uma rodovia e, de repente, você atravessa um enxame de abelhas. Algumas dessas abelhas vão atingir o vidro do seu carro. Imagina que a Terra é esse veículo e as abelhas são esses meteoros”, ilustra o professor.

 

A chuva de meteoros Lirídeos está sempre no mesmo ponto da órbita terrestre, e, por isso, é um fenômeno anual e esperado pelos astrônomos. Quando a Terra atravessa essa nuvem de pequenas rochas, algumas caem na atmosfera, queimam e se desfazem no ar.

 

Para um meteoro oferecer um risco ao planeta, teria que ser bem maior e não ser destruído na atmosfera antes de atingir o solo.

 

Há relatos pelo mundo de pessoas que foram atingidos pelos meteoritos, nome dado aos meteoros quando passam da atmosfera terrestre, mas a probabilidade de alguém morrer com o impacto é baixa.

 

Em 1908, um meteorito de grandes proporções caiu em uma floresta na região da Sibéria e devastou a área. Apesar do impacto da queda, não há uma cratera, o que indica que o meteorito explodiu antes de colidir com o solo.

 

As estrelas cadentes

 

Blog Insôônia | humor, entretenimento, vídeos, curiosidades, informações |  Page 10 | Estrelas cadentes, Fotos de anjo, Foto perfeita

Fotos: Reproduções

 

Quando os meteoritos caem na Terra, pegam fogo e é possível acompanhar um breve rastro luminosos. Por isso, as chuvas de meteoros são popularmente conhecidas como estrelas cadentes, por parecer que uma estrela está caindo do céu durante a noite.

 

Com isso, desde os primórdios da humanidade, esses pontos brilhantes mexem com o imaginário das pessoas. E é até comum encontrar quem faça pedidos aos meteoros em chamas, mas, até agora, não há indícios de que os desejos se realizem.

 

A Terra está segura?


Até agora, não há nenhum asteroide ou cometa que possa se chocar de maneira violenta com a Terra em um futuro próximo.

 

Apesar de alguns desses corpos rochosos cruzarem a órbita do planeta, nenhum deles passa na mesma época em que a Terra está rotacionando por aquela região, explica o professor Langhi.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

“Pode ser que algum asteroide ou cometa venha em direção à Terra algum dia, mas por enquanto, nenhum dos milhares de corpos celestes catalogados pelos grandes telescópios tem um indicativo que um dia vai colidir com o planeta”, assegura o especialista.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.