25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
30/09/2019

Cientista descobridor do vírus da obesidade (AD36) traz ao Brasil informações sobre a evolução dos estudos

Foto: Divulgação

Nikhil Dhurandhar explica que a vacinação contra o vírus é um caminho no combate à epidemia.

 Será que um vírus pode causar obesidade? É possível desenvolver tratamento com vacinas para tratar a doença? Soa esquisito?

 

Não tanto, a ciência prova que a obesidade, em certos casos, pode ser contagiosa, como indica o cientista Nikhil Dhurandhar que pesquisa a indução de obesidade por infecção viral.

 

Os resultados da última pesquisa de Dhurandhar que contempla 25 anos de revisão sistemática da literatura e 41 estudos de são apresentados no simpósio, "Obesidade por infecção, como prevenir”, no XXIII Congresso Brasileiro de Nutrologia da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).

 

Veja também

 

Polícia investiga sete mortos na Baixada em menos de 24 horas

 

Policial militar diz que agrediu membro da 'Marcha das Favelas' para se defender de ataque. VEJA VÍDEO

 

“A infecção por Ad36 é caracterizada por aumento da adiposidade (gordura corporal) e inflamação”, comenta. Os resultados do estudo provam que a vacinação profilática contra a infecção viral que induz o acúmulo de gordura corporal é uma solução para tratar a doença. Os resultados também apontaram que melhora substancial no índice glicêmico.

 

“A pesquisa feita com 1400 homens e mulheres expostos ao vírus AD36 comprovam um aumento substancial na gordura corporal após 10 anos de acompanhamento”, explica.

 

Dhurandhar descobriu o vírus AD36 e sua incidência na população obesa.


Na Medicina a questão de infecção é muito discutida em doenças crônicas como úlcera gástrica ou aterosclerose, por exemplo. No entanto, "infecção" é um termo recente no campo da obesidade.

 

“Existem várias implicações baseadas nas informações geradas até agora para combater a epidemia da obesidade, principalmente no desenvolvimento de vacinas para tratar especificamente a população que carrega o gene Ad36”, explica.

 

Para o médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho, discutir o tema é essencial para avançar no tratamento e no combate à doença. “Pesquisas demonstram que o adenovírus 36, causador de gripes e resfriados, aumenta o acúmulo de gordura nas células. A questão da relação da obesidade por infecção é ainda pouco conhecida pela comunidade médica”, declara.


Outra implicação importante é sobre o desenvolvimento de medicamentos antidiabéticos “O gene E4orf1 do Ad36 foi identificado como responsável por um melhor controle glicêmico. Em particular, seu efeito poupador de insulina94 é altamente eficaz”, esclarece Dhurandhar.

 

Um estudo apontou que os adolescentes com sobrepeso e obesos tiveram 2,5 vezes mais chance de terem sido infectadas com o vírus do que os jovens com peso normal. Outra pesquisa da equipe de Dhurandhar apresentou ainda que 30% das pessoas classificadas como obesas tinham traços do adenovírus 36 no organismo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

“A possibilidade de uma infecção levando à obesidade deve remover a culpa e o estigma sentidos por muitos pacientes que sofrem com a doença”, diz o cientista. Ele ressalta que o importante é tratar a obesidade como uma doença multifatorial. Já há vacinas em projetos científicos para prevenir a obesidade induzida por Ad36.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.