19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/06/2022

Cientistas estudam efeitos do gás do riso no alívio de dores crônicas

Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, estudam como o óxido nitroso, popularmente conhecido como gás do riso ou hilariante, pode ajudar pacientes com fibromialgia no alívio da dor crônica.

 

O gás é conhecido pela ação sedativa, induzindo a sonolência quando inalado. É frequentemente usado durante procedimentos odontológicos para controlar a dor e a ansiedade dos pacientes ao provocar a liberação de substâncias químicas naturais, como dopamina e endorfinas.

 

No novo estudo, os cientistas testam o gás como um tratamento para bloquear a superprodução de glutamato, um neurotransmissor do sistema nervoso relacionado à maneira como o cérebro processa as mensagens de dor.

 

Veja também

 

Cientistas conseguem manter fígado vivo por 3 dias fora do corpo

 

Cientistas acham caminho para tratar tipo mais letal de câncer de pele

 

Nos pacientes com fibromialgia, o glutamato é encontrado em níveis altos na ínsula – uma área do cérebro envolvida no processamento da dor e da emoção.

 

Para observar esta relação, os pesquisadores reuniram 50 voluntários que foram divididos em dois grupos. Parte deles irá inalar gás do riso e oxigênio, enquanto os demais usarão um placebo durante 60 minutos. Serão avaliados os efeitos do gás na dor, ansiedade, depressão e humor durante os próximos meses.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Caso os resultados sejam positivos, esta pode ser uma nova estratégia de tratamento para os pacientes que sofrem com dores provocadas pela fibromialgia. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.