18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/12/2021

Cinco hábitos na cozinha que podem colocar sua saúde em risco

Foto: Reprodução

Uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que boa parte dos brasileiros adotam hábitos de higiene inadequados na cozinha.

 

O estudo analisou as práticas de higienização, manipulação e armazenamento de alimentos do brasileiro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 420 mil pessoas morrem em decorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTA). A cozinha de casa é onde acontecem a maior parte das contaminações.

 

A pesquisa, orientada pelo professor Uelinton Manoel Pinto, foi feita entre setembro de 2020 e abril de 2021 e dividida em duas etapas. Na primeira, cerca de 5 mil pessoas de todo o país responderam a um questionário online sobre hábitos de compras, descongelamento, preparo e consumo de alimentos. A maioria dos participantes é mulher entre 25 e 35 anos, e com renda entre quatro e dez salários mínimos.

 

Veja também

 

5 erros que você comete ao acordar que prejudicam seu emagrecimento

 

Sono profundo pode emagrecer: 13 dicas para combater a insônia

 

Na segunda fase, os pesquisadores coletaram dados sobre a temperatura da geladeira em 216 residências do estado de São Paulo. Com os resultados, foi possível identificar alguns hábitos dos brasileiros que podem favorecer a disseminação de doenças. Diante dos resultados do estudo, os cientistas desenvolveram uma cartilha com orientações sobre armazenamento e conservação de alimentos na geladeira. Confira alguns dos principais erros do brasileiro na cozinha:

 

Lavar carnes na pia

 

A pesquisa revelou que 46,3% dos participantes têm costume de lavar carnes na pia da cozinha. A prática não é recomendada, sobretudo para a carne de frango, pois pode espalhar bactérias e outros agentes que trazem risco à saúde.

 

Consumir alimentos mal cozidos

 

Outro hábito comum dos brasileiros é de consumir carnes e ovos mal cozidos. No caso do último, até crus, em maioneses caseiras e outros pratos. Alimentos de origem animal, se ingeridos crus ou mal cozidos, apresentam risco microbiológico. O cozimento a pelo menos 74ºC garante que agentes de contaminação sejam eliminados ou reduzidos a um nível seguro para consumo.

 

Higienizar frutas e verduras apenas com água

 

O estudo da USP mostrou que 31,3% dos participantes lavam verduras apenas com água corrente e 18,8%, com água e vinagre. Além disso, 35,7% usam somente água corrente para higienizar frutas e, 22,7%, água e detergente.

 

O recomendado é que a limpeza seja feita com água corrente e alguma solução clorada, aplicada por no mínimo 10 segundos e seguida de um novo enxágue. A solução só não é necessária quando o vegetal for passar por cozimento e para as frutas que serão consumidas sem a casca.

 

Descongelar alimentos em temperatura ambiente

 

Apesar de ser muito comum, descongelar alimentos em temperatura ambiente não é um hábito saudável. Também não se deve usar um recipiente com água para acelerar o processo.

 

O ideal é manter a comida em uma temperatura segura durante o descongelamento. Isso pode acontecer com o uso do micro-ondas. Outra opção é descongelar o alimento dentro da geladeira, nas prateleiras mais baixas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Deixar sobras fora da geladeira

 

Manter alimentos prontos por mais de duas horas fora da geladeira aumenta o risco de contaminação. Segundo a pesquisa, 11,2% dos participantes relataram ter o hábito de armazenar as sobras após esse período. Essa prática é perigosa, pois é uma das principais responsáveis por causar doenças de origem alimentar. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.