25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
03/03/2020

CMM aprova moção de aplausos à mesa diretora por 1° lugar em ranking da transparência

Foto: Divulgação

Joelson Silva destaca a moção como um trabalho conjunto, não apenas dos vereadores, mas dos servidores da Câmara que tem trabalhado todos os dias para alcançar este objetivo.

O salto da Câmara Municipal de Manaus (CMM) do 49° para o primeiro lugar no ranking de transparência do Ministério Público de Contas (MPC-AM), rendeu à mesa diretora do parlamento uma moção de aplauso, de autoria do vereador Marcel Alexandre (Podemos) aprovada por unanimidade, na sessão desta terça-feira (3/3).

 

Para Marcel Alexandre é importante reconhecer o empenho do presidente Joelson Silva (PSDB) com os demais membros da mesa, que trabalharam em 2019 para alcançar esse nível, mostrando o compromisso desta legislatura com a transparência. “Sabemos do esforço do presidente para alcançar esse lugar.

 

Que não é fácil, são mais de 50 itens que tem que ser obedecidos, e a Câmara alcançou todos, e isso vem mostrar o trabalho feito por essa atual gestão do parlamento”.

 

Veja também 

 

Em menos de quatro horas, equipe do Governo do Amazonas atende 179 famílias do Monte Horebe para cadastro social

 

Assembleia cria Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor : Procon Legislativo

 

Segundo a vereadora Mirtes Salles (PL) os políticos geralmente são lembrados por casos de corrupção e que esse salto no ranking de transparência mostra o compromisso de cada parlamentar e dessa legislatura de reverter esse pensamento.

 

“Alcançar o posto de Câmara mais transparente do Estado é algo para ser comemorado, pois é assim que todas as casas parlamentares devem ser. Precisamos mudar esse quadro desfavorável em relação aos políticos e mostrar que este parlamento tem este fundamento”.

 

Opinião compartilhada pelo vereador Gilmar Nascimento (PDT) que destaca o trabalho desenvolvido pela Câmara buscando sempre a transparência, o que faz com que as pessoas se aproximem ainda mais do parlamento.

 

“As pessoas estão se afastando cada vez mais da política, justamente por conta dos escândalos nesse meio, e a Câmara está indo na contramão disso, mostrando que é possível fazer política com responsabilidade e transparência”, disse.

 

De acordo com o vereador Chico Preto (DC) a moção à Mesa direto é mais do que justa e destaca o trabalho feito pelo presidente Joelson Silva que vem atendendo o que para ele, é um clamor do povo brasileiro.

 

“É algo que está em tela no Brasil e o presidente junto à mesa diretora e os vereadores tem atuado com esse compromisso. Contudo, para alcançar esta conquista é preciso de um regente, o que o presidente Joelson Silva vem fazendo com muita responsabilidade”, afirmou Chico Preto.

 

Joelson Silva destaca a moção como um trabalho conjunto, não apenas dos vereadores, mas dos servidores da Câmara que tem trabalhado todos os dias para alcançar este objetivo.

 

“Nós nem esperávamos alcançar o primeiro lugar, almejávamos estar entre os cinco primeiros, mas para nossa surpresa alcançamos o topo da lista, graças ao esforço de toda uma equipe que trabalhou para isso como o pessoal da Diretoria Legislativa e Informática, dando uma repaginada no site deixando-o mais simples e transparente”, destalhou o presidente da CMM.

 

Ranking da Transparência

 

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público de Contas do Amazonas divulgou o ranking de transparência das Câmara Municipais do Amazonas e apontou a Casa Legislativa de Manaus como a mais transparente. A CMM saiu do 49° lugar e correspondem ao exercício de 2019, primeiro ano de gestão do atual presidente do poder legislativo, Joelson Silva.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

De acordo com os dados publicados no site da instituição estadual, a CMM saiu de uma situação crítica de 12,05% em 2018, para 70,6% no ano passado, o que corresponde a quase nove meses de avanço, sob um nível considerado de mediano para próximo de elevado, de acordo com o quadro divulgado pelo MPC-AM.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.