NOTÍCIAS
Política no Amazonas
24/09/2019

CMM leva cinema aos bairros e anuncia nova ferramenta para modernizar Memorial

Compartilhar:
Foto: Robervaldo Rocha / Dircom/CMM

O objetivo do projeto é cada vez mais aproximar a CMM do cidadão, indo onde ele estiver, para que conheça o parlamento, os fatos marcantes da história da cidade de Manaus

Parte integrante do Memorial Carlos Zamith, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto itinerante “Clube de Cinema Silvino Santos em Comunidade” já alcançou aproximadamente 33 comunidades e várias escolas municipais, envolvendo o público infanto-juvenil e a família.

 

Os números foram divulgados na manhã de segunda-feira (23) e reforçam o processo de modernização implantado este ano pelo atual presidente, vereador Joelson Silva (PSDB), que também abrange o memorial da casa legislativa.

 

O objetivo do projeto é cada vez mais aproximar a CMM do cidadão, indo onde ele estiver, para que conheça o parlamento, os fatos marcantes da história da cidade de Manaus e o próprio poder legislativo, por meio de filmes e documentários.

 

Veja também

 

Na ONU, Arthur defende desmatamento zero na Amazônia

 

Álvaro Campelo assina Pacto Nacional pela primeira infância

 

Além de contabilizar os números positivos do projeto itinerante, Joelson Silva anunciou uma novidade importante sobre o Memorial para o próximo mês de outubro, quando a cidade completa 350 anos: a instalação de um código de barras (QR Code) que possibilitará o acompanhamento digital das principais ações e biografia completa de cada ex-presidente da CMM.

 

“Quando criamos mecanismos para modernizar um espaço como é o Memorial da CMM, nós facilitamos ainda mais o acesso do cidadão à história da cidade, construída por grandes políticos que por aqui passaram”, ressaltou Joelson Silva.

 

Além do código de barras, também está prevista na programação do Memorial, a presença física de ex-presidentes e ex-prefeitos, para interagir com o público visitante.

 

Nesse mesmo contexto, o Memorial também irá produzir pequenos documentários sobre a história da Câmara, o trabalho das comissões e as atividades do parlamentar, de forma lúdica e educativa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

“Esse processo de modernização é para melhor atender a sociedade”, explicou o coordenador do Memorial, Dorval Mendes, acrescentando que as modificações abrangem também inserções de fotos dos vereadores titulares e suplentes, nas placas das 17 legislaturas.

 

Inauguração

 

O Memorial Carlos Zamith foi inaugurado em outubro de 2013 e faz parte do projeto “Conheça a Câmara”, que possibilita o acesso a áudio e vídeo dos principais fatos que marcaram a história da CMM, além de fotos de vereadores e ex-vereadores da casa, objetos pessoais e livros.

 

Ex-vereador, escritor, historiador e jornalista, Zamith morreu em 2013, aos 87 anos, e deixou uma grande contribuição para a história de Manaus e ao futebol amazonense.

 

O local, funciona no salão nobre da Câmara, de 9h às 14h, de segunda a sexta-feira.

 

Temas sociais

 

 

O projeto itinerante “Clube de Cinema Silvino Santos em Comunidade” traz uma vasta programação sobre temas relevantes, como o bullying e a depressão, apresentados de forma lúdica e didática com acompanhamento de servidores profissionais da área.

 

A Escola Municipal Zilda Arns Neuman, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, é uma das instituições de ensino que já participaram do projeto. Com o tema “Inclusão Social”, as crianças tiveram palestras com psicólogos da CMM sobre a temática do bullying e assistiram ao filme “Extraordinário”, que traz como enredo principal a história de um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos dez anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

 

“Todas as ações são acompanhadas pela equipe multidisciplinar da Câmara. São filmes que orientam as crianças e jovens por meio do cinema”, destacou Dorval Mendes.

 

História

 

 

Os 186 anos de história da Câmara Municipal de Manaus, que vão ser completados em dezembro deste ano, podem ser vistos por meio de tecnologia de ponta. Fatos históricos, fotos de vereadores e ex-presidentes da casa legislativa, objetos pessoais, livros e vídeos estão disponíveis no Memorial, equipado com oito telas de 55 polegadas, sensíveis ao toque, para tornar acessíveis as informações que resgatam a memória política de Manaus.

 

Relíquias

 

Fotos: Robervaldo Rocha / Dircom/CMM

 

Entre os objetos expostos no Memorial, está a carteira de identificação profissional, a carteira de identidade, o cartão de crédito e placas de honraria e condecorações do ex-vereador, ex-presidente da CMM e ex-senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt. Além disso, o cidadão poderá ver a medalha que o Papa Francisco deu ao arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, que foi doada para a Câmara.

 

O mito, como ficou conhecido Fábio Pereira de Lucena Bittencourt, nasceu em Barcelos (AM), em 11 de julho de 1940. Foi bancário e líder da classe, jornalista e vereador de Manaus de 1973 e 1983. E foi na Câmara Municipal de Manaus que protagonizou embates inesquecíveis. Foi eleito senador para cumprir mandato de 1983 a 1999.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.