25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
13/08/2022

Cobertura vacinal despenca nos últimos dez anos, e pólio volta a ameaçar o Brasil

Foto: Reprodução

Nos últimos dez anos, a cobertura vacinal da poliomielite caiu de 96,5% (2012) para 61,3% (2021), um dado que acende o sinal de alerta, especialmente no momento em que a doença é detectada em alguns países.

 

Dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) mostram que, até esta sexta-feira (12), o patamar de crianças vacinadas contra a pólio — uma doença grave e sem cura — não chegava nem a 50%.

 

"É importante contextualizar que, no passado, a pólio era uma doença extremamente grave, matava as pessoas, deixava as crianças com paralisias e sequelas para o resto da vida", lembra o pediatra Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

 

Veja também

 

Queiroga quer ampliar fornecimento dos remédios de pressão e diabetes

 

Casos de varíola dos macacos crescem 74% em duas semanas em todo o mundo

 

O último caso da doença por aqui foi em 1989. Em 1994, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a erradicação da doença no Brasil. Mas seguiu endêmica — com surtos frequentes — no Paquistão e no Afeganistão, na Ásia.

 

Neste ano, já foram encontradas amostras do vírus nos esgotos de Nova York, nos Estados Unidos, e de Londres, no Reino Unido. Além disso, Israel e Malawi, na África, confirmaram casos da doença.


Maria Isabel, infectologista e consultora de vacinas do Delboni Medicina Diagnóstica, do grupo Dasa, chama atenção para a circulação do vírus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Vivemos no mundo de uma forma globalizada e, quando menos esperamos, podemos ter a reintrodução de um vírus que não circulava aqui no Brasil", ressalta.  

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.