29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
26/07/2022

Cochilar durante o dia pode ter ligação com pressão alta e risco de derrame, diz estudo

Foto: Reprodução

Cochilar durante o dia, principalmente após o início da pandemia de Covid-19, onde muitas pessoas começaram a trabalhar em casa e ter mais tempo livre para descansar, é um hábito, relativamente, comum. Tem quem não goste ou não consiga. Mas, convenhamos, não é tão difícil assim sentir um soninho a mais no início da tarde, principalmente após o almoço.

 

Esse hábito de cochilar, que até então parecia ser algo totalmente inofensivo, na verdade, pode sim oferecer riscos para a saúde. Ao menos foi o que identificou um estudo realizado pela Associação Americana do Coração e publicado nesta segunda-feira (25) pela revista científica Hypertension.

 

De acordo com os pesquisadores, cochilar durante o dia pode ter associação com problemas cardiovasculares, como pressão alta e aumento do risco de sofrer um derrame – Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Veja também

 

Dormir bem ajuda a 'limpar' o cérebro e previne contra doenças

 

Dormir com luz no quarto pode levar à obesidade e diabetes, diz estudo

 

Para chegar à essa conclusão, os cientistas analisaram, durante 11 anos, dados sobre o estilo de vida, hábitos e exames de 360 mil pessoas do Reino Unido, com idades entre 40 e 69 anos e que não tinham nenhum histórico de hipertensão ou AVC.

 

E a conclusão foi que, entre os indivíduos que tinham o hábito de cochilar durante o dia, houve, em média, uma probabilidade 12% maior de desenvolver hipertensão e 24% maior de ter um AVC. Além disso, para os voluntários com menos de 60 anos, o risco de ter pressão alta foi 20% maior, quando comparados com os que não tinham o hábito de cochilar. Depois dos 60 anos, esse risco foi 10% maior.

 

No entanto, foi identificado que as pessoas com o hábito de cochilar durante o dia também tinham outras características que contribuíam para aumentar a frequência dessas sonecas e que, portanto, podem ter relação com os problemas cardiovasculares, como, por exemplo: tabagismo e consumo diário de álcool.

 

Dessa maneira, os pesquisadores acreditam que cochilar durante o dia, não necessariamente, é algo perigoso, desde que durante a noite o sono seja efetivo para o descanso e a recuperação do corpo. Muitos indivíduos dormem durante o dia, justamente, por causa do sono ruim durante a noite. E, nesses casos, pequenas sonecas durante o dia não são o suficiente para o bem-estar do organismo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Portanto, se você tem o hábito de cochilar durante o dia, isso não significa que você terá algum problema cardiovascular no futuro. Mas, vale a pena investigar os motivos que o fazem tirar esse tipo de soneca. Caso o seu sono principal, durante a noite, esteja ruim, aí sim será motivo para se preocupar. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.