25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/05/2022

Colágeno vegano: é realmente eficaz?

Foto: Reprodução

O colágeno vegano é uma super tendência em cosméticos. Mas, existe mesmo uma variante vegana de colágeno? Leia aqui do que se trata.

Vegano ou colágeno vegetal está atualmente nos lábios de todos. Mas o colágeno vegano realmente existe?

 

A resposta curta para isso é: não. No entanto, a designação pode ser encontrada em muitos produtos. O que você quer dizer com isso?

 

Veja também 

 

5 maneiras de recuperar a autoconfiança

 

SOS Beauté: por que meus tratamentos faciais são ineficazes?

O QUE É COLÁGENO? 


Para entender o que é o colágeno vegano, você deve primeiro saber o que o colágeno realmente é. O colágeno é uma proteína estrutural composta de aminoácidos. Ocorre no tecido conjuntivo e ósseo, ou seja, na pele, ossos e cartilagens de quase todos os animais, bem como no corpo humano (nos cabelos, unhas , tendões, articulações e cartilagens). O colágeno dá elasticidade e força ao corpo porque retém água. O próprio corpo pode produzir colágeno.

 

O QUE ACONTECE QUANDO HÁ FALTA DE COLÁGENO? 


Se o corpo tem muito pouco colágeno disponível, o tecido conjuntivo perde sua elasticidade, a pele fica flácida, forma rugas e fica seca e as articulações podem ser danificadas. No entanto, é normal que o conteúdo de colágeno do corpo diminua com a idade.

 

O QUE É COLÁGENO VEEGANO OU VEGETAL?


O colágeno vegano não existe. A proteína não ocorre no mundo vegetal. No entanto, você pode fazer com que o corpo produza mais colágeno com produtos e alimentos à base de plantas (ou seja, veganos). Aminoácidos e antioxidantes (como vitamina C ou vitamina E) são importantes para a produção de colágeno.

 

COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DE COLÁGENO? 


Para que o corpo possa formar colágeno de maneira vegana ou vegetal, ele precisa de aminoácidos suficientes, antioxidantes como vitamina C e vitamina E, além de zinco e cobre. Os antioxidantes têm um efeito protetor das células e tornam os radicais livres inofensivos. Mais: Eles garantem que a quebra de colágeno no corpo seja reduzida.

 

QUAIS ALIMENTOS PROMOVEM A FORMAÇÃO DE COLÁGENO? 


Alimentos que promovem a formação de colágeno no corpo incluem soja, lentilha, aveia, sementes de abóbora, amaranto, nozes, trigo, amêndoas, rosa mosqueta, tomate, espinheiro, pimentão vermelho, frutas cítricas, bagas, couve, espinafre, abacate, frutas vermelhas e vegetais vermelhos. Alimentos de origem animal contendo colágeno, como caldo de osso, medula óssea, gelatina, peixe e carne, são omitidos se você valoriza nutrição e cosméticos veganos.

 

COMO FUNCIONAM OS COSMÉTICOS COM COLÁGENO VEGANO?


Atualmente, o chamado colágeno vegano é frequentemente utilizado em cosméticos, principalmente em produtos antienvelhecimento. Isso é especialmente importante para pessoas que comem comida vegetariana ou lutam por um estilo de vida vegano. Os produtos que têm uma influência positiva na formação de colágeno do próprio corpo são geralmente anunciados como colágeno à base de plantas. Isso inclui, por exemplo, extratos de plantas que contêm muita vitamina C, retinol ou aminoácidos essenciais. A vitamina C e o retinol, por exemplo, podem construir colágeno e proteger o colágeno que já se instalou no corpo. A vitamina C também protege a pele dos radicais livres e apoia a formação de colágeno.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

EM QUAIS PRODUTOS O COLÁGENO VEGANO É USADO? 


O “colágeno vegano” é encontrado em cremes, protetores labiais, pílulas orais, cápsulas e pós. Mas é preciso saber que o colágeno que é absorvido pela pele não é tão eficaz quanto o que é absorvido pelos alimentos ou produzido no próprio corpo. As moléculas de colágeno são tão grandes que não podem penetrar adequadamente através da camada superior da pele. Tem mais potência quando tomado internamente. 

 

Fonte: We Fashion Trends 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.