20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/07/2021

Coletor menstrual é aliado para a prática de exercícios durante a menstruação

Foto: Reprodução

Coletor menstrual

Esporte e menstruação parecem não combinar, pois a opção mais conhecida – o absorvente comum – sai do lugar. Já o interno, em alguns casos, não segura o fluxo, e a transpiração durante a prática faz com que a região íntima fique abafada. Isso torna mais comum o surgimento de alergias, irritações e até mesmo infecções na vagina, por exemplo. Uma das soluções possíveis é o uso do coletor menstrual.

 

No mês em que se iniciam os Jogos Olímpicos de Tóquio, Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo, aponta os benefícios do coletor menstrual para quem pratica atividade física, como hobby ou como atleta profissional.

 

“O coletor é como um copinho que a mulher introduz na vagina para armazenar o sangue, em vez de absorvê-lo. A principal diferença é que ele pode ser lavado e reutilizado. É considerada uma ótima opção para quem pratica exercícios e treinos, por ter maior capacidade de coletar o sangramento e poder ser trocado com menos frequência do que os absorventes comuns”, explica.

 

Veja também

 

A pílula de anticoncepcionais apresentam maior risco de trombose do que a vacina AstraZeneca e continua a ser prescrita

 

Calça Wide leg jeans: o que é e como usar a tendência

 

A profissional afirma que não há chances de o coletor incomodar quando colocado da forma correta. “A mulher não sente nada enquanto usa o coletor. Ele fica numa região pouco sensível do nosso corpo, por isso não é sentido. Logo no primeiro dia já é possível aproveitar os intervalos de até 12 horas sem se preocupar com a menstruação”, aponta.

 

Exercícios X menstruação: como o ciclo menstrual pode afetar a sua rotina  de treinos - Revista Glamour | Saúde

 

São vantagens que oferecem segurança e liberdade, independentemente da modalidade do esporte que a mulher pratica. Inclusive as atletas de alta performance podem ser impactadas de forma positiva com o uso do copinho. “Algumas atletas chegam a tomar doses de hormônio para cortar a menstruação, escolha que não pode ser feita sem um rígido acompanhamento médico. As tenistas, por exemplo, enfrentam não só a barreira da disputa esportiva, mas também um universo de itens que acabam se tornando um problema”, descreve.

 

Dobras para coletor menstrual: 10 opções para você aprender

 

“É comum que se pratique tênis usando roupas brancas, além da tradicional minissaia. Alguns campeonatos, inclusive, só liberam uma ida ao banheiro durante o set. o que pode gerar bastante desconforto, dependendo do absorvente que for usado. O coletor, nesse tipo de situação, é um produto super bem-vindo.”

 

Criando uma espécie de vácuo, o coletor impede o vazamento até mesmo no caso dos esportes radicais. “Voar de paraquedas, fazer escaladas, artes marciais, natação, andar de bicicleta, apostar no crossfit, na academia ou em uma simples corrida, pilates e yoga… Nada disso impede você de aproveitar os benefícios do coletor, já que os movimentos do corpo não interferem no posicionamento do copinho dentro do organismo”, afirma.

 

Além disso, o coletor faz bem para a saúde íntima. Por ser de silicone, um material inerte, ele não funciona como meio de proliferação de bactérias, como podem ser os absorventes internos, e não irrita a pele como os externos. Dessa maneira, é uma alternativa mais saudável para quem tem alergia a absorvente, por exemplo.

 

O que um coletor menstrual pode ensinar sobre inteligência financeira? |  Colunas de Eduardo Amuri | Valor Investe

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  
 

“É um produto que não contém componentes químicos em sua produção. Portanto, não altera a flora vaginal, não resseca e nem abafa a região íntima, mantendo a umidade natural da vulva”, diz ela, que deixa um alerta: na hora de escolher seu copinho, é importante ter certeza da procedência do produto e se certificar de que ele é feito somente de silicone de alta qualidade, livre de corantes e químicos, para evitar reações alérgicas e infecções.

 

Fonte: Revista IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.