24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
20/02/2020

Com discursos diversificados, deputados da Aleam avaliam atividades, projetos e carnaval

Foto: Alberto César Araújo

Com discursos diversificados, deputados da Aleam avaliam atividades, projetos e carnaval

Na última Sessão plenária desta semana na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) os deputados fizeram discursos sobre os mais variados temas.

 

No Pequeno Expediente o deputado estadual Sinésio Campos (PT) reclamou da burocracia enfrentada pelos organizadores de blocos e bandas de Carnaval para a autorização dos eventos. Segundo o deputado, os organizadores ficam indo de um lugar para outro, por isso sugeriu que ano que vem, a emissão de documentos seja feita em apenas um local.

 

Dermilson Chagas discursou sobre as atividades parlamentares que desenvolveu em Brasília-DF, buscando o desentrave da construção das fábricas de gelo e a cassação de carteirinhas de pescador para quem não faz jus ao benefício através de um recadastro.

 

Veja também

 

Assembleia Legislativa do Amazonas é a primeira a debater redução do ICMS dos combustíveis

Economia do Amazonas cresceu 13,6% no Governo Bolsonaro, afirma Josué

Carlinhos Bessa (PV) comemorou a emenda parlamentar que vai possibilitar a construção da orla do município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), de autoria do deputado federal Átila Lins (PSD) e do senador Eduardo Braga (MDB), destacando que a orla é um sonho para a população.

 

O Bloco da Saúde, mutirão de atendimentos médicos a ser realizado na Policlínica Gilberto Mestrinho durante o feriado de Carnaval, foi o tema de pronunciamento das deputadas estaduais Dra. Mayara (PP) e Joana Darc (PL), que destacaram o mutirão como utilidade pública para reduzir as filas de espera do Sistema de Marcação de Consultas e Exames do SUS com o oferecimento de exames, principalmente os necessário para diagnóstico de risco cirúrgico.

 

No Grande Expediente, Serafim Corrêa (PSB) propôs uma Sessão Especial em homenagem ao ex-governador do Amazonas, Plínio Coelho, que se vivo estivesse, completaria 100 anos de vida. Para Serafim, Plínio Coelho é figura ilustre da história do Amazonas e mudou o ruma da economia do estado nos anos 50 quando contornou uma séria crise que afetou o pagamento dos servidores público, criando uma ‘tradição’ de honras os pagamentos dos servidores, sendo aparteado pelo deputado Álvaro Campelo (Progressistas) que o parabenizou pela escolha do tema e do homenageado.

 

A isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) dos pontos comerciais foi uma sugestão dada pelo deputado João Luiz (Republicanos) para compensar as perdas do setor de comércio com os feriados previstos para este ano, que segundo ele, são muitos e prejudicam o comércio e, consequentemente, a economia do estado. O parlamentar também parabenizou o Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM) por oferecer, aos proprietários, a partir de agora, a impressão do documento de licenciamento de veículos em casa, gerando comodidade e economia à população.

 

Saullo Vianna (PPS) falou da necessidade de um núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da ampliação dos cursos de capacitação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) no município de Silves (a 204 km de Manaus) com vistas ao desenvolvimento da região por conta da exploração de gás pela empresa Eneva.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Já a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) falou sobre a preocupação com a quantidade de flutuantes em Manaus e a necessidade de regulamentação destes. De acordo com ela, o aumento na quantidade de flutuante traz naturalmente mais poluição aos rios do entorno da cidade de Manaus e também mais insegurança aos frequentadores. Por isso, em 12 de março uma reunião entre a deputada e as Procuradorias Geral do Estado e também do Município vai tratar sobre o tema. 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.