24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
23/11/2020

Com pinturas, ex-goleiro atinge 40 gols na carreira e vira artilheiro da C; conheça o 'Ibra da Amazônia'

Foto: Divulgação

Hamilton iniciou a carreira como goleiro em 2012, se desiludiu com "posição ingrata" e foi achado nas "peladas" só em 2017 por ex-Flamengo. Hoje tem 21 gols e muitos golaços em torneios da CBF

O ano era 2012. Hamilton, então com 21 anos, era goleiro do Fast, onde chegou a vestir as luvas em só uma oportunidade. Mas é o que dizem: não há posição mais ingrata no futebol. O grandalhão de 1,91m ficou desiludido e resolveu largar a profissão.

 

Só que, nesse caso específico, abandonar a carreira não significou abandonar também o futebol. Fora do profissional, ele passou a se destacar no amador, quando disputou torneios ao longo de cinco anos. A diferença: atuando na linha. Num dos jogos, chamou atenção do então técnico do Manaus em 2017, Igor Cearense.


Assinou contrato com o clube, voltou ao profissional naquela temporada e passou a ser utilizado como zagueiro. Pouco a pouco, foi avançando as "jardas" no campo. Já em sua temporada de reestreia virou meia de criação, fez sete gols no Amazonense, foi artilheiro do Gavião e principal destaque do time na campanha do primeiro título estadual.

 

Veja também 

 

Ultramaratonista aquático amazonense nada da Ilha Grande até Angra dos Reis, no Rio de Janeiro

 

Manaus conquista primeira vitória fora de casa e volta ao g4

 

Hamilton atuava como goleiro antes de virar protagonista do Manaus — Foto: ge


De 2017 para cá, o clube trouxe outros atacantes, ganhou mais dois estaduais, ascendeu à Série C... Nada disso, porém, apagou o protagonismo do camisa 25, que ao lado do goleiro Jonathan é o único a ter participado de todas as conquistas. E, assim como o arqueiro, é um dos raros jogadores nascidos no Amazonas no elenco. Talvez por isso tornou-se ídolo. Ou porque seus números falam por si.

 

Nenhum dos 156 jogadores que vestiu a camisa esmeraldina desde que o clube foi fundado, em 2013, fez tantos gols como Hamilton. Na vitória contra o Santa Cruz no sábado passado, pela 16ª rodada da Série C, ele balançou as redes duas vezes e atingiu 42 gols na carreira. São 39 só pelo Gavião. Isso em 87 partidas (terceiro com mais aparições). A média é de 0,45 gols por jogo.

 

Os gols, claro, colocam o atacante em uma prateleira reservada. Goleador máximo do clube em todas as temporadas, ele vem aumentando suas marcas ano a ano. Foram sete em 2017, 12 em 2018 (dois pelo Iranduba) , 13 no ano passado (um pelo Brusque) e esse ano já contabiliza 10 novamente, sendo oito pela Série C, o que o deixa no topo da artilharia ao lado de Neto, do Ypiranga-RS.

 

Ídolos e únicos tricampeões pelo Manaus, Hamilton e Jonathan ganham homenagem — Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC


É aí que entra outro ponto. Hamilton iniciou a Série C como terceira opção entre os meias. Só estreou na quarta rodada, no empate em 1 a 1 com o Treze, quando entrou aos 42 minutos do segundo tempo e deu o passe para o gol do empate. Aos poucos, foi ganhando chances. O primeiro gol só saiu contra o Imperatriz, na última rodada do turno.

 

Aí no returno ele "decolou". Foi titular em seis dos sete jogos - cumpriu suspensão em um - e fez sete gols. Os oito marcados e que o deixam na artilharia foram feitos em 10 jogos, quatro a menos que seu concorrente. E tem mais: ele só precisou de 570 minutos em campo, o que significa um tento a cada 71 minutos. Neto tem mais que o dobro de minutagem, 1202. Ou seja: um gol a cada 150 minutos.

 

Outra margem para comparação e que valoriza ainda mais a importância do centroavante no Manaus é que ele fez oito dos 17 gols do clube na Série C, o que corresponde a 0,47%. O Ypiranga tem 26 gols marcados, nove a mais que o Gavião, tanto que o time gaúcho tem Fernando, com sete gols, também na briga pela artilharia.

 

Hamilton marcou gol de bicicleta em 2017 e ganhou campanha por Puskás — Foto: Rui Costa


O repertório de Hamilton inclui, considerando apenas a terceira divisão, golaço de fora da área, uma de suas principais armas, assim como a bola área, e um com golpe de taekwondo à la Ibrahimovic, pintura esta que viralizou pelo Brasil afora. Hamilton, vale dizer, sempre foi apelidado de Ibra da Amazônia, mas devido aos atributos físicos, como o tamanho. O gol, para ele, só justificou as comparações.

 

Não seria exagero dizer que a história do atleta se confunde com a do Manaus. Prova disso é a Série D de 2018. Fora de grande parte do torneio devido a uma lesão, ele retornou apenas no mata-mata. Sem ele, o time ainda foi longe, mas acabou eliminado nas quartas de final contra o Imperatriz. Ele só jogou três jogos na campanha, incluindo o da eliminação, e só não fez o gol do acesso porque parou na trave - duas vezes, inclusive, em cabeceadas.

 

Hamilton, Manaus x Ferroviário — Foto: João Normando

Fotos: Divulgação 

 

Autor de gol à lá Ibra se diz fã do sueco, revela improviso e deseja eternizar lance: "Vou fazer um quadro"


Muito menos seria mentira afirmar que o jogador é decisivo e cresce nos momentos mais necessários. No ano que o Manaus estreou na Copa Verde, em 2018, ele marcou três gols (um contra o Remo e dois contra o Rio Branco) e ajudou o time a chegar nas semifinais, maior marca entre clubes amazonenses no formato atual da disputa.

 

Tudo isso significa 21 gols em competições oficiais organizadas pela CBF: oito pela Série C, oito pela Série D, três pela Copa Verde e dois pela Copa do Brasil. A pergunta que fica é: aonde mais Hamilton pode chegar na carreira?

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 


Dos quatro jogos que o clube disputou pela Copa do Brasil desde 2018 (avançou de fase apenas uma vez), ele fez dois gols, nos empates contra CSA, em 2018, e Vila Nova, em 2019. Ambos em chutaços de fora da área. Para completar, ele foi o artilheiro do time na Série D do ano passado, que culminou no acesso, ao lado de Mateus Oliveira, ambos com oito gols.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.