29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
26/07/2022

Comer banana verde pode ajudar na prevenção de câncer, diz estudo

Foto: Reprodução

Comer bananas verdes pode auxiliar na prevenção de câncer em pessoas que já têm predisposição à doença, de acordo com cientistas ingleses. Uma equipe de pesquisadores das universidades de Newcastle e Leeds acompanhou mil pessoas com síndrome de Lynch, uma condição genética que aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como do intestino, ovário, estômago, útero e pâncreas, por quatro anos. Eles descobriram que o amido resistente presente na fruta é capaz de reduzir o desenvolvimento de cânceres gastrointestinais em até dois terços.

 

O estudo foi publicado na American Association for Cancer Research na segunda-feira (25/7). Cerca de 460 participantes da pesquisa tiveram que ingerir uma dose diária de 30 gramas de amido resistente, que é o principal composto presente na biomassa de banana verde, ao longo do tempo da pesquisa. O outro grupo recebeu doses de placebo.

 

“Concluímos que o amido resistente reduz a incidência de cânceres em mais de 60%. O efeito mais notável foi na parte superior do intestino”, afirmou o professor John Mathers, da universidade de Newcastle, ao jornal The Sun. O suplemento foi efetivo no combate ao câncer de esôfago, trato biliar, pâncreas e duodeno, que é a parte inicial do intestino delgado.

 

Veja também

 

Brasileiro é 1º do mundo a usar terapia inovadora contra o câncer

 

Câncer: 5 sinais do corpo que devem ser investigados com urgência

 

De acordo com o docente, a descoberta é importante, visto que esses tipos de câncer são difíceis de serem diagnosticados e geralmente são descobertos nos estágios mais avançados, atrapalhando o tratamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado, mas passa por um processo de fermentação no órgão — com isso, as bactérias presentes no local são alimentadas. A substância está presente não só na banana, mas também na aveia e no feijão. Outras pesquisas já mostraram que a ação desse tipo de amido não é apenas instantânea, e os benefícios foram identificados em um paciente dez anos depois do término da suplementação.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.