24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
21/04/2021

Comissão de Atletas do COI recomenda banimento de protestos nas Olimpíadas

Foto: DIVULGAÇÃO

Tóquio inaugura aros olímpicos

A Comissão de Atletas do COI recomendou, em um relatório, que o banimento de protestos durante as cerimônias de pódio nas Olimpíadas de Tóquio seja mantido. A organização também pediu que ficassem mais claras as punições aos atletas que decidirem se manifestar.

 

De acordo com o relatório divulgado pela Comissão de Atletas do COI, o banimento de todos os tipos de de protestos é uma forma de não determinar quais causas seriam aceitáveis ou inaceitáveis.

 

Esse julgamento de legitimidade das manifestações poderia impôr dificuldades ao Comitê Olímpico Internacional, " uma organização tão diversa e universal ".

 

Veja também 

 

Campello é condenado a se retratar, pagar R$ 60 mil e devolver material a ex-funcionário do Vasco

 

Grêmio fecha com Tiago Nunes e aguarda chegada do técnico para assinar até o fim de 2022

 

- Por isso, uma política de neutralidade abrangente é considerada uma solução adequada e proporcional, inclusive do ponto de vista dos direitos humanos, dado o risco de politizar o COI e alienar países ou atletas. A regra 50 não visa silenciar os atletas ou torná-los apolíticos (...) ao contrário, é manter os Jogos Olímpicos politicamente neutros - afirma o relatório

 

O artigo 50 da Carta Olímpica decide que as cerimônias oficiais, incluindo pódios e premiações, não são um espaço de manifestação política e/ou religiosa. A preocupação da Comissão de Atletas do COI vem do fato que muitos esportistas tem se engajado cada vez mais em causas sociais. Diversos Comitês Olímpicos nacionais já se pronunciaram dizendo que não estão a favor desta regra e que não vão punir atletas que se manifestarem. Esse é o caso dos Estados Unidos, por exemplo.

 

O relatório ainda ressalta que muitos atletas se utilizam do argumento de liberdade de expressão para protestar. A Comissão afirma que, após uma consulta com uma especialista em direitos humanos, a liberdade de expressão dos atletas "não é absoluta" e "pode ser limitada" durante os Jogos Olímpicos.

 

Um dos focos da Comissão é que o COI defina exatamente o que será categorizado como ato de protesto ou manifestação e quais serão as medidas tomadas quanto a isso. O relatório feito pela Comissão de Atletas do COI foi enviado ao Comitê Olímpico Internacional com questionamentos e sugestões.

 

De acordo com uma pesquisa incluída no relatório da Comissão, 70% dos entrevistados acreditam que as competições e cerimônias olímpicas não são espaço para manifestações e protestos. Ao todo, 3.547 atletas de 185 países e 41 modalidades esportivas responderam ao questionamento.

 

Em sugestões de medidas para o Comitê Olímpico Interncional, o relatório da Comissão aponta espaços onde seriam adequados protestos de atletas. São eles: cerimônias de abertura e encerramento, na Vila Olímpica, em roupas usadas pelos atletas, nas redes sociais e mensagens digitais durante a apresentação dos esportes.

 

O relatório também sugere que haja um momento na cerimônia de abertura dos jogos para a "solidariedade contra a discriminação". Cerca de metade dos entrevistados da pesquisa acha importante que sejam criadas " oportunidades para a expressão dos atletas durante os jogos".

 

Os atletas também serão permitidos a usar roupas e mensagens com as palavras paz, respeito, solidariedade, inclusão e igualdade. Na própria pesquisa foi aprovado que os esportitas usassem "mensagens em faixas, tatuagens, roupas e brazões que promovam os valores olímpicos".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam oficialmente no dia 23 de julho, após serem adiados em um ano por conta da pandemia de Coronavírus.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.