20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/05/2023

Comitê de Enfrentamento à Violência Obstétrica e Defensoria promovem ação de saúde no Centro de Manaus, nesta sexta-feira (26/05)

Foto: Evandro Seixas-DPE/AM

Entre as atividades estão a abertura da exposição Faces do Nascer e uma roda de conversa no Palácio da Justiça

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Comitê Multi-institucional de Enfrentamento à Violência Obstétrica, realiza na próxima sexta-feira (26), a partir das 8h, uma grande ação de conscientização e saúde, no Centro, em referência ao dia internacional da saúde da mulher e ao dia de luta pela redução de morte materna, comemorado no dia 28. Durante o evento, haverá a oferta de vacinas, aferição de pressão, testes rápidos de diversos exames, roda de conversa, dentre outras atividades. Os serviços são gratuitos.

 

De acordo com as defensoras públicas Caroline Souza e Suelen Paes, coordenadoras do Comitê, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde (SES), além das demais instituições e entidades que compõem o comitê.

 

A programação inicia às 8h, no Largo São Sebastião, com panfletagem e a oferta de serviços de saúde como vacinação, teste rápidos de HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão, dentre outras.

 

Veja também 

 

Prefeitura de Manaus intensifica obra de contenção de erosão no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste

 

Sessão Ordinária do TCE-AM têm 110 processos em pauta nesta terça-feira (23)

Às 10h, no Palácio da Justiça, as interessadas poderão participar de uma roda de conversa sobre o combate à violência obstétrica e os direitos da mulher na assistência ao parto. No mesmo espaço, também estará aberta à visitação a exposição "Faces do Nascer", uma iniciativa da Defensoria que busca conscientizar a população sobre o tema através de imagens e relatos reais de mulheres que passaram por situações de constrangimentos e agressões na hora do parto.

 

“A violência obstétrica é um assunto que precisa ser levado ao conhecimento da população porque poucas pessoas têm noção disso. E a Defensoria tem o papel de levar assistência jurídica às pessoas vulneráveis, mas também tem a função de levar educação em direitos, para que dessa forma possamos combater esse tipo de situação”, afirmou a defensora Suelen Paes.

 

“A nossa proposta é chamar atenção das pessoas para esse tema tão sensível e, além de conversar com as mulheres, também vamos ofertar serviços de saúde, para aproximar o comitê do público e proporcionar um momento de conscientização e reflexão”, apontou a defensora Caroline Souza.

 

VISITAÇÃO FACES DO NASCER

 

Do dia 23 ao 27, das 9h às 17h, A exposição “Faces do Nascer”, idealizada pelas defensoras públicas, estará aberta à visitação no Palácio da Justiça, no Centro.

 

Lançada em novembro do ano passado, a exposição traz um recorte de mulheres que sofreram violência no momento mais sublime de suas vidas: a hora do parto.

 

A mostra já passou por shoppings, maternidades, Assembleia Legislativa e até pelo interior estado. O evento é gratuito.

 

 SOBRE A DEFENSORIA

 

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.

 

Em 2022, a DPE-AM alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM.

 

 ONDE ESTAMOS

 

– Região Metropolitana: Manaus, Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.

– Polo do Baixo Amazonas: Parintins (sede), Barreirinha e Nhamundá.

– Polo do Médio Amazonas: Itacoatiara (sede), Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

– Polo do Madeira: Humaitá (sede) e Apuí.

– Polo do Médio Solimões: Tefé (sede), Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí, Fonte Boa e Japurá.

– Polo do Alto Solimões: Tabatinga (sede), Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

– Polo de Maués: Maués (sede) e Boa Vista do Ramos.

– Polo de Coari: Coari (sede) e Codajás.

– Polo do Purus: Lábrea (sede), Canutama, Pauini, Tapauá e Boca do Acre.

– Polo do Médio Madeira: Manicoré (sede), Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.

– Polo do Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira (sede), Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

– Polo Rio Negro-Solimões: Manacapuru (sede), Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Novo Airão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

– Polo do Juruá: Eirunepé (sede), Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira – com atendimentos virtuais já iniciados.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.