28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
30/08/2019

Comitiva liderada pelo ministro Onyx Lorenzoni se reúne com governador Wilson Lima em Manaus na terça-feira, 3 de setembro

Foto: Divulgação

Reunião é desdobramento de encontro com Bolsonaro, sobre ações na Amazônia, e terá a participação dos governadores do Acre e Rondônia

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reúne, na próxima terça-feira (03/09), com o ministro chefe da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorenzoni, e comitiva do Governo Federal para detalhar as propostas discutidas, na última terça-feira (27/08), pelos governadores dos estados da Amazônia brasileira com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília (DF).

 

Na reunião em Manaus, está prevista, ainda, a participação dos governadores do Acre, Gladson Cameli, e de Rondônia, Marcos Rocha.

 

O local e horário da reunião ainda estão sendo definidos pelas equipes dos governos federal e estaduais, mas a pauta inclui a discussão do apoio do Governo Federal no controle e combate às queimadas na Amazônia e demais propostas apresentadas pelos governadores do Amazonas, Acre e Rondônia durante a reunião com Bolsonaro.

 

Veja também

 

Câmara vai entrar na discussão por Pacto Nacional pela Primeira Infância

 

Em reunião com Bolsonaro, Wilson Lima defende política permanente para desenvolvimento sustentável

 

 

No encontro com o presidente, o governador Wilson Lima defendeu prioridade em investimentos para regularização fundiária e zoneamento ecológico-econômico (ZEE) na Amazônia, como medidas essenciais para o enfrentamento de crimes ambientais e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis, que gerem renda e vida digna à população, sobretudo, do interior do Amazonas.

 

“Sem regularização fundiária temos uma dificuldade muito grande de responsabilizar alguém que cometeu esse crime (desmatamento), porque não se sabe exatamente de quem é a terra. Precisamos de zoneamento ecológico-econômico para definir qual o potencial de cada área, se há interesse econômico, se há interesse ambiental, enfim, buscar conciliar o desenvolvimento econômico, social e a conservação do meio ambiente, levando em consideração que não tem como preservar a Amazônia com pobreza”, afirmou Wilson Lima durante a reunião com Bolsonaro e demais governadores da região amazônica.

 

Foto: Divulgação

 

Na ocasião, o presidente disse que o ministro Onyx Lorenzoni e equipe de outros órgãos federais discutirão as propostas com os governos estaduais a partir da próxima semana e que, após os encontros, o Governo Federal definirá um pacote de medidas a ser submetido ao parlamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Wilson Lima adiantou que, nas reuniões com os técnicos do Governo Federal, além do detalhamento das propostas de mais investimentos em regularização fundiária e ZEE, os governadores vão buscar alinhar meios para a ampliação de recursos destinados à promoção do desenvolvimento sustentável na região, o que inclui a discussão sobre o Fundo Amazônia.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.