19 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
17/07/2019

Como é a dieta cetogênica, aquela famosa por secar tão rápido? Quem pode fazer?

Foto: Reprodução

Em meio a esse universo de possibilidades, uma dieta que vem tomando espaço, é a chamada dieta cetogênica

Quando se trata de emagrecer, existe um vasto cardápio de regimes que se adequam às mais diversas demandas de cada pessoa, considerando tanto seus hábitos alimentares como a prática de atividades físicas. Em meio a esse universo de possibilidades, uma dieta que vem tomando espaço, é a chamada dieta cetogênica.

 

Dieta cetônica: o que é?


De acordo com a endocrinologista Lorena Lima, a palavra cetogênica vem de cetose, que é a fase que ocorre quando o organismo transforma as gorduras ingeridas em ácidos graxos e corpos cetônicos, o que na sequência vai se transformar em energia para as atividades do dia a dia. Ela é um estágio do metabolismo que acontece quando falta glicose.

 

Veja também 

 

Jejum intermitente: médico ensina dois jeitos de fazer para perder gordura


Pimenta caiena dá energia e faz corpo queimar mais gordura no treino: como usar

 

 

O grande diferencial desta dieta é que, pela baixa oferta de carboidrato e grande oferta de gordura, o organismo é "obrigado" a substituir sua fonte de energia, optando pela gordura - e entrando, assim, no estado de cetose.


Como é a dieta cetogênica?

 

A nutricionista Patrícia Davidson explica que essa é uma dieta baseada no consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como por exemplo: abacate, oleaginosas, azeitona, azeite, óleo de coco. Com ingestão moderada de proteínas e quantidades mínimas de carboidratos, a dieta também pode ser denominada como "low carb high fat" (LCHF).

 

Queima de gordura na dieta cetogênica

 

 

A perda de peso varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa que adota a dieta, mas a média é de 5kg a 8 kg em menos em um mês. E além da queima acelerada de gordura, o processo ainda ajudaria a controlar o apetite, baixar os níveis de insulina e até mesmo evitar doenças do coração, câncer e Alzheimer.

 

Alimentos permitidos


 

De acordo com Lorena, alimentos como carnes de boi, porco, frango e peixes, ovo, azeite, óleo, maionese, gelatina e chás sem açúcar geralmente estão liberados. No entanto, essa dieta deve ser prescrita por um profissional.

 

Embutidos como presunto, linguiça e bacon, manteiga, margarina, feijão, soja, ervilha, grão-de-bico, queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar, amendoim, noz, avelã, castanha, frutas, sementes como linhaça, chia e girassol, legumes, verduras e mostarda também estão frequentemente presentes da dieta.

 

Cuidados com a dieta

 

Fotos: Reprodução

 

A dieta cetogênica só é indicada por curtos períodos de tempo, uma vez que, a longo prazo o organismo vai se acostumando e a pessoa pára de emagrecer. Além disso, o alto consumo de gordura proposto pelo plano alimentar pode sobrecarregar os rins e aumentar o colesterol.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Para quem a dieta não é recomendada?


A especialista ressalta que a dieta não é aconselhada para pessoas com problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial e problemas renais, gestantes, idosos e crianças.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.