29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
12/08/2022

Como começou a exploração e a caça de baleias?

Foto: Reprodução

A história moderna da caça às baleias se baseia em dois pontos que a humanidade conhece bem: ganância e excesso. Quando a espécie mais lucrativa foi caçada a tal ponto de se tornar escassa, a próxima entrava na lista, depois a outra e assim por diante.

 

Foi dessa forma que caçamos baleias-azuis, baleias-fin, baleias-sei e baleias-de-minke até não podermos mais.

 

Como por muitas décadas nada foi feito para proteger esses animais, especialistas ambientais costumam dizer que a pesca baleeira seria mais como mineração sem fiscalização do que uma pesca sustentável.

 

Veja também

 

Camazotz: o deus morcego da mitologia maia

 

Quem inventou o dia dos pais? 5 presentes para o seu

 

 

COMO TUDO COMEÇOU

 

Baleia-jubarte no mar de Cortez, México. (Fonte: Gettyimages)

 

O homem primitivo começou a caçar baleias unicamente por necessidade, especialmente nas zonas mais geladas do planeta: a carne e a gordura desses animais conseguiam atender às questões básicas de sobrevivência. Foi assim que a carne de baleia passou a estar presente nas principais refeições de indígenas da Groenlândia, por exemplo.

 

Esses grupos usavam praticamente tudo de uma baleia: a gordura garantia energia e vitaminas ao corpo, bem como combustível para iluminação. A carne é rica em proteína, ferro e niacina. Os ossos podiam ser usados para construção de ferramentas e trenós.

 

As baleias integram o grupo de cetáceos com mais de 90 espécies conhecidas. Nem todas estão ameaçadas de extinção, mas, no contexto geral, os cetáceos enfrentam duras ameaças às suas espécies, levando algumas delas à beira do desaparecimento total.

 

Até a virada do século, as baleias foram caçadas por tudo o que podiam oferecer de forma exaustiva. Somente na década atual é que parte das populações ameaçadas começaram a se recuperar. No entanto, isso não é o bastante.

 

A CAÇA MODERNA DE BALEIAS

 

(Fonte: Gettyimages)

 

Como era de se esperar, chegou o tempo em que as coisas saíram do “modo sobrevivência” e chegaram às práticas comerciais: quanto mais as pessoas precisassem da gordura e da carne das baleias, mais dinheiro os caçadores ganhavam. E quanto mais dinheiro os baleeiros embolsavam, mais caçavam. Não demorou muito para que isso se tornasse um negócio lucrativo para muitos países.

 

Aqui, cabe destacar o povo basco. Esse grupo étnico, com raízes na região sudoeste da França e noroeste da Espanha, deu início à primeira operação comercial oficial de caça às baleias. Isso aconteceu por volta do ano 1000. Os principais alvos eram as baleias-franca.

 

Outros países viram que a prática era lucrativa e desenvolveram seus próprios modelos de caça de baleia. Os ingleses começaram a perseguir as baleias-da-groenlândia em 1611, nos arredores das colônias norte-americanas. O Japão iniciou seu projeto de caça comercial em 1675. Já os estadunidenses começaram a investir pesado na prática em 1712.

 

(Fonte: Gettyimages)

 

Boa parte dos baleeiros comerciais preferiam caçar cachalotes, já que eram mais fáceis de pegar e carregavam muito óleo. Outras espécies, como as baleias-sei, as baleias-fin e as baleias-azuis eram um problema, pois além de grandes, nadavam mais rápido que os navios.

 

Então, em 1863, o baleeiro norueguês, Svend Foyn, apresentou ao mundo o Spes et Fides, o primeiro navio baleeiro a vapor.

 

Obviamente, com a nova tecnologia as coisas apenas piorariam para as baleias. Além do navio exclusivo, Foyn ainda criou o canhão de arpão: um equipamento que disparava um arpão com explosivos que detonavam dentro da baleia.

 

Além de empregar dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, o óleo de baleia estava presente em diversos itens do dia a dia das pessoas, tais como sabão, detergentes, lubrificantes, combustível para luminárias, margarina e até cosméticos. Sem contar a carne.

 

FAZ SENTIDO CONTINUAR A CAÇAR BALEIAS?

 

(Fonte: Gettyimages)

Fotos: Reprodução

 

Devido à pressão de ONGs, da sociedade e de entidades ambientais, a maioria dos países proibiu a caça às baleias. Afinal, os riscos de fazer com que esses animais sumissem dos mares não eram poucos e muito menos pequenos.

 

Contudo, algumas nações, especialmente a Noruega e o Japão, continuam a caçá-las. A explicação é que estão fazendo isso em nome da ciência. Ou seja, capturando baleias para estudá-las cientificamente. Contudo, uma olhada mais atenta permite notar que as “razões científicas” por trás da retomada da caça comercial de baleias, não tem nada de científico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Normalmente, as baleias capturadas sob esse pretexto acabam em mesas de restaurantes, sendo que, não raro, cada animal pode ter um valor de mercado em torno dos US$ 1 milhão quando destinada para o consumo humano.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.