25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
02/06/2020

Como fazer tie dye com água sanitária, tintas e corantes: técnicas, marmorizado, espiral e FOTOS. VEJA

Foto: Reprodução

Você provavelmente já viu que o tie-dye, tendência febre nos anos 1970, voltou à moda atual e conquistou o street style. Mas sabia que é superfácil de fazer uma camiseta com a estampa em casa?

 

Caso você ainda não conheça, tie dye é um termo em inglês que se refere ao processo de tingimento de tecidos com corantes. Inclusive, se traduzir essa palavra para o português teremos as palavras “amarrar e tingir”.

 

Existem várias técnicas que resultam em diferentes tipos de tie-dye, porém os materiais básicos que você normalmente vai precisar são:

 

Veja também

 

Veja 5 coisas que os homens fazem diferente das mulheres; você já deve ter notado

 

Queda de cabelo e sinais de envelhecimento da pele? Pode ser falta de vitamina D

camiseta básica (branca, na maioria das vezes).


tintas de tecido nas cores de sua preferência.


elásticos.


água.


Tipos de tintas.


Existem diversos tipos de tintas e corantes disponíveis do mercado, basta você escolher o que mais te agrada. Mas abaixo, falamos sobre os tipos de tintas e seus usos.

 

Corantes


Esses são os mais usados e é melhor para quem está começando. Eles são mais baratos e mais fáceis de se encontrar, além do fato de que você encontra uma variedade incrível de cores. Porém, ele desbota mais fácil.

 

Tinta para tecido


É o método mais fácil de fazer, pois a manipulação e o processo mais simples.

 

Corantes reativos


Quando falamos de tie dye, precisamos dizer que esses corantes são os mais recomendados, porque suas cores são intensas. Além disso, o preço, a durabilidade e seu rendimento são excelentes.

 

Porém, esse corante é mais difícil de se encontrar aqui no Brasil.

 

Como funciona o tie dye?


A primeira coisa que você precisa fazer é uma peça de cor clara e material natural. Além do tecido, precisamos dizer que o barbante ou elástico também são importantes, porque são eles os responsáveis por deixar sua estampa única, dependendo da amarração do tecido.

 

Tie Dye: como fazer


Passo 1: Camiseta

 

camiseta-tie-dye


O primeiro passo é molhar a peça que vai ser usada. É importante que ela esteja úmida para que a tinta se espalhe com maior uniformidade.

 

Passo 2: Amarrações

 

amarracoes-tie-dye-como-fazer


Faça as amarrações que você quiser. Elas podem ser feitas com atilho, barbante, ou retalho de tecido. Elas influenciam diretamente no espaço bloqueado de tingimento. O atilho é o mais indicado por deixar mais suave a marcação. Deve ser amarrada forte para bloquear algumas partes e ficar os rajados, característica do Tie Dye.


Mais abaixo, mostramos algumas técnicas de amarrações que você pode fazer de tie dye em suas roupas. Mas, essas são algumas das técnicas usadas:

 

amarracoes-tie-dye


Passo 3: Preparando as tintas

 

como-fazer-tie-dye-em-camiseta

 

Depois das amarrações, misture algumas gotas de tinta com um pouco de água. Não tem uma medida certa, vai do tom que deseja alcançar. Para dar o efeito degradê, comece do tom mais claro para o mais escuro.

 

Passo 4: Tingimento

 

tie-dye-como-pintar

 

Primeiro você precisará cobrir sua superfície de trabalho com plástico. Lembre-se também de usar uma luva para não manchar as mãos.

 

Pinte a blusa como desejar, despejando a tinta diluída em água aos poucos. Deve ser iniciado do corante mais claro para o mais escuro.

 

Dica: Sempre coloque amarelo – (ou outros corantes claros) primeiro. Quando você “perde” ou encobre por engano – ele é alterado para outra cor (laranja ou verde) e você não pode recuperá-lo.

 

Passo 5: Lavar a peça

 

tie-dye-como-fazer-em-casa


Depois de pintar, solte as amarrações, deixe a peça secar em uma superfície reta e pronto! Mas lembre-se: a peça só pode ser lavada depois de 72 horas para não alterar a pigmentação inicial.


Tipos de amarrações Tie Dye

 

tipos-de-amarracoes-tie-dye-como-fazer


Uma vez que seus itens estejam preparados e úmidos, é hora de amarrar! Comece escolhendo o padrão desejado e siga as etapas abaixo para aprender a amarrar seus itens para ter os resultados desejados. Você usará elásticos para garantir os padrões no lugar. Certifique-se de amarrar as tiras de borracha com firmeza para evitar que exista muita tinta entre as dobras e eliminando o espaço em branco.

 

Amassado

 

tecnicas-de-amarracao-tie-dye-amassado


Um padrão de amassado é um dos mais fáceis de criar. Simplesmente amasse o tecido em direção ao centro para formar uma longa forma de tira como a mostrada abaixo.


Elos

 

amarracao-tie-dye-como-fazer-fotos


Como um padrão clássico de tie dye, você pode optar por fazer um grande elo sobre todo o tecido ou um punhado de elos menores, como no exemplo abaixo. Para criar um elo grande, identifique o ponto em que deseja ser o centro. Aperte o tecido nesse ponto e puxe o item para cima a partir desse ponto até o restante do tecido. Enrole um elástico logo abaixo do ponto central e amarre elásticos adicionais gradualmente no tecido até chegar perto do fundo.


Redemoinhos, triângulos e quadrados

 

amarracoes-tie-dye-tipos

 

Pequenas trouxinhas

 

amarracoes-tie-dye-tipos-e-como-fazer


Você pode criar esse padrão de trouxinhas menores colocando seu tecido e amarrando pequenos pontos ao redor da superfície com elásticos. Eu recomendo espaçar dois elásticos em cada ponto para criar dois anéis em cada mini alvo. Isso ajuda a garantir que o padrão permaneça fiel ao seu nome.

 

Redemoinho

 

amarracao-redemoinho-tie-dye


Outro padrão clássico de tie dye, os redemoinhos são super satisfatórios para criar. Identifique onde deseja o centro do seu redemoinho, aperte o tecido nesse local e gire-o suavemente repetidamente até que um redemoinho comece a se formar. Depois que todo o seu tecido for incorporado ao redemoinho, criando um grande círculo, enrole o tecido como fatias de pizza até que o redemoinho pareça seguro.

 

Triângulos / Quadrados

 

amarracao-tie-dye-triangulo-quadrado


Padrões de triângulo e quadrado são comumente vistos em camisetas. O método para ambos é o mesmo – a única diferença é como você dobra o tecido na segunda etapa. O primeiro passo é dobrar o tecido em uma tira longa. Se estiver pintando uma camiseta, não se esqueça de dobrar as mangas. Em seguida, dobre seu tecido em forma de triângulo ou quadrado. Certifique-se de ir da frente para trás para criar uma verdadeira dobra. Por fim, corte dois pedaços de papelão um pouco menores que a forma da sua dobra. Sanduíche o tecido dobrado entre os dois pedaços de papelão e enrole faixas de borracha ao redor para prender. O papelão impede que o corante preencha toda a superfície externa, criando o mesmo espaço negativo que será revelado entre as dobras.

 

Arco-íris

 

tie-dye-arco-iris-como-fazer

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.


Este padrão de arco-íris é particularmente divertido de criar! Comece desenhando a parte superior e inferior do seu arco-íris em tecido seco usando um lápis de tecido lavável ou marcador lavável. Em seguida, dobre delicadamente o tecido ao longo de cada uma das duas linhas, para que cada linha desenhada comece a aparecer diretamente na superfície superior das suas dobras. Você pode apertar as duas dobras e afastá-las uma da outra enquanto ajeita as dobras entre elas. Quando todo o tecido ao longo das linhas do arco estiver reunido, prenda o tecido em cada uma dessas linhas. Em seguida, adicione faixas de forma incremental entre as duas faixas externas para identificar o espaço para cada cor do arco-íris.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.